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ALIMENTAÇÃO

Como fazer uma dieta saudável

O segredo para fazer uma dieta saudável reside na variedade, qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos. Atualmente há dietas para tudo, para emagrecer ou manter o peso, para desintoxicar o organismo, e ainda as dietas loucas que prometem perder peso rapidamente.

Contudo, a melhor dieta é aquela que se preocupa não só em manter o peso adequado, mas também a saúde. A alimentação saudável deve ser uma prioridade máxima para quem quer se manter saudável. Já a seguir as regras que deve saber para escolher os alimentos certos, como combiná-los, o número de refeições e, claro, a quantidade a ingerir.

Dieta saudável para emagrecer

Para fazer uma dieta saudável e equilibrada esta deve conter alimentos variados. Não deve faltar, proteínas, hidratos de carbono e gorduras boas. Segundo os especialistas, a composição dos alimentos numa dieta saudável ao longo do dia deve ficar desta maneira:

  • 2 porções de verduras e legumes (uma ao almoço e outra ao jantar)
  • 2 a 3 peças de fruta por dia
  • 2 a 3 porções de alimentos ricos em proteínas (carne, peixe, ovos, lácteos)
  • cereais com fibras: massas, arroz, pão ou leguminosas (as porções variam conforme o gasto energético de cada pessoa)
  • gorduras saudáveis (azeite, frutos secos)

Deve ser evitado ao máximo o açúcar, os alimentos refinados ricos em açúcar e gorduras más, bebidas açucaradas, doces e bolos industriais e alimentos pré-cozidos. Outro aspecto que os especialistas recomendam é distribuir a ingestão dos alimentos ao longo do dia e fazer 5 refeições: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche e jantar.

Quantidades moderadas

Para emagrecer ou manter o peso, a quantidade mas também a qualidade dos alimentos são muito importantes. Por isso nem sempre o fato de fazer uma dieta saudável pode levar à perda de peso que todos os alimentos, quando excedem as necessidades calóricas diárias de cada pessoa contribuem para a obesidade.

Mas o simples gesto de mudar os hábitos alimentares é já um pequeno grande passo. E se for acompanhado de uma mudança no estilo de vida, o sucesso está garantido, para isso convém conhecer as principais regras para emagrecer.

Jantar equilibrado e baixo em calorias 

O jantar é a última refeição do dia e, por isso mesmo, deve ser baixo em calorias. Isto é sobretudo muito importante para quem quer perder peso e não realiza nenhuma atividade física. Um jantar equilibrado deve conter legumes crus ou cozidos, proteínas magras (carne, peixe ou ovos).

Já os alimentos fornecedores de hidratos de carbono, como o pão, as massas, cereais e leguminosas, devem ser evitados à noite numa dieta saudável para emagrecer. Os hidratos de carbono acumulam-se mais facilmente como gordura, porque o organismo é mais lento.

Pequeno-almoço sem açúcares

Quem quer fazer uma dieta saudável para emagrecer deve evitar os cereais de pequeno almoço, já que contêm muito açúcar. Estes açúcares causam elevações na produção de insulina, o que leva a pessoa a sentir fadiga, sonolência, falta de concentração e vai chegar com mais fome à próxima refeição.

Um bom pequeno-almoço deve ter proteínas (queijo, leite ou ovo) e hidratos de carbono de absorção lenta e progressiva, como o pão integral ou então cereais sem açúcar, como o muesli, ou os flocos de aveia.

A forma ideal para perder peso e preservar a saúde e bem-estar é criar bons hábitos alimentares integrados num estilo de vida saudável onde não deve faltar também a prática de uma atividade física, por meio da qual, o organismo queima calorias extra.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (A Minha Dieta Diária)


 

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