INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

Abacate ganha versão light, mas será que você precisa mesmo disso em sua dieta?

Já ouviu falar em fruta light? Pois é, na semana passada a notícia de que uma empresa de alimentos espanhola está comercializando uma versão light de avocado , uma variedade do nosso conhecido abacate, deu o que falar. Mas as frutas já não alimentos saudáveis, para que precisam de uma versão light?  

 

Avocado é um parente mais saudável do abacate
shutterstock
Avocado é um parente mais saudável do abacate

 

Essa discussão tomou conta de diversos sites e jornais de fora do Brasil nos últimos dias. Segundo o site da empresa Isla Bonita, esse "avocado light" contém 30% menos de gordura em comparação a versão tradicional. A companhia também afirma que ele é cultivado de maneira totalmente natural em solos com características específicas na América Latina e que não fica escuro logo depois aberto, como o comum. Vale lembrar que o avocado, muito presente nos cardápios da Europa e dos Estados Unidos, mas também pode ser encontrado no Brasil. Ele é um pouco menor que o abacate que temos por aqui e também contém menos calorias. 

Para muitos nutricionistas, o avocado é um ótimo alimento por ser fonte e de gorduras boas e, apesar de ainda ser considerado calórico, deve fazer parte da alimentação até de quem quer emagrecer por ser fonte também de 20 vitaminas, fibras e minerais. 

 

Vale a pena consumir a versão light?

Especialistas consultados pelo canal americano "CBS" estão divididos nessa questão. Há quem diga que é uma boa ideia, contanto que realmente se trate de um produto natural, como afirma o fabricante. "Enquanto o teor de gordura não for reduzido de 85% para 55% de forma artificial, pode ser uma boa alternativa para completar a torrada ou outras receitas de acordo com o propósito da dieta", afirma ao veículo a nutricionista Nancy Z. Farrell. 

Já Nina Crowley, nutricionista e psicóloga da área da saúde da Medical University, da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, diz que esse tipo de avocado resulta em uma fruta com pouco sabor e sem a textura característica do tradicional. 

Além disso, esse produto pode reforçar a ideia errada de que gordura faz mal ao organismo, como ressaltam outros especialistas ouvidos pela "CBS". Sim, há gorduras que realmente prejudicam a saúde, como as gorduras trans. O consumo excessivo desse item pode elevar os níveis de colesterol total e o ruim (LDL) e, com isso, colocar o coração em risco.

Por outro lado, há as gorduras boas que não devem ser riscadas do cardápio, como as poli-insaturadas , presentes em peixes, óleos vegetais e nozes, e as monoinsaturadas , que estão no azeite, no abacate e no avocado e em outros alimentos. Essas gorduras ajudam a reduzir o colesterol total e a fração e ainda podem contribuir para o emagrecimento. 

 

Como Nina, nutricionista da universidade norte-americana, comenta, a ideia de que se deve cortar gorduras é antiga e equivocada. "Quando se elimina ou reduz muito a quantidade de gordura, terá a disposição alimentos que não 'enchem' muito, ou seja, não terá a sensação de saciedade e vai acabar comendo mais", explica. Por isso o risco até de engordar. 

Seja qual a alimento da sua dieta, como o abacate tradicional ou qualquer outro item, o segredo e equilibrio e moderação. Uma refeição balanceada - com carboidrato, proteína, fibra e gordura - conterá todos os nutrientes necessários e fará bem ao organismo, sem ser preciso invenções da moda ou cardápios de dietas malucas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Delas)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail