INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

8 Alimentos que não são tão saudáveis quanto parece

Quando alguém busca tornar a alimentação mais balanceada, seja para perder peso ou cuidar para melhor da saúde, é bem provável que ela procure também trocar alimentos gordurosos e calóricos por outros mais saudáveis. Entretanto, um erro que a pessoa pode cometer é passar a consumir comidas famosas por fazerem bem ao organismo, mas que no fundo podem não ser tão boas assim.

Quando alguém busca tornar a alimentação mais balanceada, seja para perder peso ou cuidar para melhor da saúde, é bem provável que ela procure também trocar alimentos gordurosos e calóricos por outros mais saudáveis. Entretanto, um erro que a pessoa pode cometer é passar a consumir comidas famosas por fazerem bem ao organismo, mas que no fundo podem não ser tão boas assim.

1. Barra de proteínas

Barra de Proteínas - Texto 5

Apesar de serem uma forma prática e rápida de consumir proteínas, essas barrinhas também são compostas por outras substâncias não tão benéficas à saúde como açúcar, xarope de milho com alto teor de frutose, além de conterem gorduras trans e serem adocicadas artificialmente.

2. Bebidas esportivas

bebidas esportivas - Texto 5

Uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, contestou a eficiência das bebidas esportivas. De acordo com o estudo, há falta de evidência que esses produtos possam realmente melhorar a performance atlética ou a recuperação do corpo.

Os pesquisadores também afirmaram que metade das páginas virtuais das marcas não fornecem evidências para o que seus produtos prometem e que as que oferecem não podem ser consideradas aceitáveis. Eles também informaram que as avaliações dos produtos encontradas foram consideradas por eles com risco de serem tendenciosas.

3. Pão integral

pao-integral

Em relação ao pão integral, é preciso prestar atenção porque nem todos eles são feitos exclusivamente com grãos integrais. Alguns que alegam serem multi-grão podem conter farinha refinada e os chamados 100% natural podem ter, na verdade, poucos grãos integrais.

Além disso, outros podem ser adocicados artificialmente, possuir óleos hidrogenados, xarope de milho com alto teor de frutose e conservantes, para aumentar a validade e dar coloração ao produto.

Para ter certeza de qual marca realmente cumpre a promessa contida na embalagem, é necessário sempre ler as tabelas nutricionais dos pães integrais e conferir os ingredientes presentes na receita.

4. Iogurte

Iogurte natural

Apesar de não ser um alimento tão calórico, algumas marcas de iogurte sem gordura ou com baixo teor de gordura possuem outras substâncias que afetam negativamente a saúde como xarope de milho com alto teor de frutose, açúcar e amido, além de serem adoçados artificialmente.

5. Frutas desidratadas

 

Frutas secas

Por possuir altas doses de açúcar e substâncias químicas (usados em alguns casos para aumentar o prazo de validade), as frutas desidratadas não são tão diferentes assim de outros tipos de doces. Menos mal, que diferentemente das guloseimas, as versões desidratadas de frutas possuem fibras.

Outro problema é que elas possuem mais calorias do que outros tipos de frutas. Por exemplo, enquanto 30 g de maçãs desidratadas possuem 96 calorias, a mesma proporção da maçã natural contém menos de 22 calorias (baseando-se em que em 100 g da fruta há 72 calorias).

6. Sucos de Frutas

 

5f-sucos

Os sucos de frutas têm vitaminas e podem parecer uma opção muito saudável para se alimentar. Mas em geral, até mesmo os naturais têm uma enorme quantidade de carboidratos por copo. Um suco natural da fruta pode ter mais de 30g de carboidratos por copo e um suco industrializado pode ter até mais de 40g de carboidratos por copo. Isso é semelhante a uma lata de refrigerante.

7. Margarina

 

Margarina

Os óleos processados são muito famosos por conta de toda publicidade que gordura faz mal, que manteiga é o inimigo… Mas não acredite nisso. Muitas margarinas estão cheias de gordura trans e processos químicos que fazem mal a saúde. Se o rótulo diz que o produto possui gordura hidrogenada, então saiba que tem gordura trans.

8. Cereais Matinais

 

Cereais

Muitas pessoas começam o dia comendo uma porção de sucrilhos ou granola com leite ou iogurte. Parece fazer todos sentido e ser uma opção muito saudável. Mas você precisa saber que a maioria deles tem uma enorme quantidade de carboidratos e açúcares por porção. Em geral são muito processados, contendo poucas fibras, vitaminas e minerais. Muitas empresas adicionam vitaminas sintéticas para dizer no rótulo que o produto é enriquecido com X, Y e Z. É preciso muito cuidado para fazer boas escolhas sevocê gosta tanto de cereais matinais.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
 
Fonte: (Mundo Boa Forma)
 

 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail