INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
NOTÍCIAS

Ministério da Saúde repassa verba para combate ao Aedes aegypti

 

Medida para eliminar os focos do Aedes aegypti são fundamentais para combater doenças como zika, dengue e chikungunya
Cristine Rochol/PMPA - 13.1.17
Medida para eliminar os focos do Aedes aegypti são fundamentais para combater doenças como zika, dengue e chikungunya
 

O Ministério da Saúde liberou em setembro R$ 30,4 milhões referentes à segunda parcela de recurso adicional para o combate ao mosquito Aedes aegypti . Ao todo, 3.148 municípios em 20 estados e o Distrito Federal serão beneficiados porque cumpriram critérios para intensificar as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Por causa da epidemia de febre amarela, ocorrida nos últimos meses, o Ministério da Saúde antecipou o repasse da segunda parcela do recurso extra para todos os municípios dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, totalizando R$ 29,3 milhões. No entanto, alguns municípios terão que restituir ao Fundo Nacional de Saúde os valores recebidos antecipadamente por não terem cumprido os critérios para o recebimento.

Em 2017, até 2 de setembro, foram notificados 219.040 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 84,8% em relação ao mesmo período de 2016. Os casos de febre chikungunya reduziram 34,2% no período, com o registro de 171.930 casos prováveis.

Até 2 de setembro, foram registrados 15.586 casos prováveis de zika em todo país, uma redução de 92,6% em comparação a 2016. Em relação às gestantes, foram registrados 2.105 casos prováveis, sendo 728 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial.

Mosquito

As providências que devem ser tomadas para evitar a proliferação do transmissor são simples e podem ser feitas de casa. De acordo com o Ministério da Saúde, fazer o descarte correto do lixo, tampar depósitos de água e limpar com buchas as laterais e as bordas de vasos de plantas já ajudam no combate ao mosquito.

A importância da medida de extermínio ao mosquito  Aedes aegypti  se dá devido às doenças que esse inseto é capaz de transmitir. Além de dengue , zika  e  chikungunya  também são condições transmitidas pelo mosquito. 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (IG)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail