INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ VIU?

Alerta: adolescente fica cego ao exagerar no consumo de batata frita

Médicos e nutricionistas estão constantemente alertando para os perigos do consumo excessivo de fast fooddevido aos riscos de saúde relacionados à obesidade, colesterol e doenças cardiovasculares. Agora, um novo caso mostra que os perigos de uma alimentação com baixos níveis nutricionais são ainda mais preocupantes: um jovem britânico de 17 anos ficou cego depois de passar quase 10 anos sem ingerir frutas e vegetais. As refeições do rapaz, que não teve o nome revelado, eram baseadas em chips de batata, batata frita convencional e pão branco – às vezes, ele comia fatias de presunto ou salsicha.

De acordo com a equipe do Bristol Eye Hospital, no Reino Unido, que atende o caso do jovem, a alimentação inadequada levou-o a desenvolver neuropatia óptica nutricional, condição geralmente provocada pela falta de vitamina B12. A deficiência nutricional já havia sido detectada quando ele tinha 14 anos e foi levado ao médico pela primeira vez devido às constantes reclamações de cansaço. Os exames indicaram anemia com baixos níveis da vitamina. Diante dos resultados, o médico prescreveu injeções de vitamina B12 e aconselhou o adolescente a melhorar a dieta. 

relatório do caso, publicado no periódico Annals of Internal Medicine, indica que mesmo com a suplementaçãoa situação do rapaz continuou a piorar porque ele não conseguiu melhorar a alimentação. De acordo com os pais do garoto, desde criança ele tinha o paladar muito exigente e não aceitava comer uma série de alimentos. “Ele explicava [esse comportamento] como uma aversão a certas texturas de comida que ele não conseguia tolerar, e, portanto, as batatas fritas e chips eram realmente os únicos tipos de alimento de que ele tinha vontade e achava que podia comer”, explicou Denize Atan, médica que cuidou do jovem, à BBC.

Alimentação

Algumas das deficiências nutricionais que podem causar a neuropatia óptica incluem falta de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B9 e B12), ferro, cálcio, magnésio e cobre. Além das dietas baseadas em fast food, como pizza e hambúrguer, por exemplo, outras formas de alimentação podem provocar deficiência nutricional, incluindo veganismo e vegetarianismo. A origem das deficiências também podem estar associadas a problemas de saúde que levam a má absorção de nutrientes e o consumo de álcool, cigarro e drogas.

Por causa disso, especialistas alertam para a necessidade de ficar atento à alimentação e à ingestão de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. É importante adequar a dieta para reduzir o consumo de alimentos com baixo teor nutricional e aumentar o consumo de frutas e verduras. Para quem se abstém de algum alimento de origem animal, a recomendação é adicionar suplementos alimentares que ajudem a substituir nutrientes que só podem ser encontrados em produtos de origem animal.

 

<h3 style="box-sizing: border-box; margin: 0px; padding: 0px 0px 1rem; font-weight: normal; font-family: " segoe="" ui="" semibold",="" "segoe="" wp="" wp",="" ui",="" arial,="" sans-serif;="" font-size:="" 2rem;="" line-height:="" 1.3;="" color:="" rgb(51,="" 51,="" 51);"=""> Paladar seletivo

 

O caso do jovem britânico se assemelha ao de inúmeras crianças que se recusam a comer este ou aquele alimento. Apesar disso, os médicos indicam que não há necessidade de entrar em pânico e tentar introduzir vagarosamente um ou dois alimentos novos a cada refeição. Se a criança não se acostumar a eles, então, é recomendado procurar ajuda especializada, pois o paladar seletivo pode estar associado a diversas condições de saúde, como autismo, alergias e distúrbios alimentares.

Além disso, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) alerta que os pequenos tendem a copiar comportamentos, portanto, para ter um filho que coma adequadamente, o exemplo deve vir dos pais

 

 

 

Fonte: (MSN)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail