INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ VIU?

Qualidade do lanche das crianças brasileiras está melhor

Sabe aquela fominha que bate entre uma refeição e outra? Ela é bastante comum não só entre os adultos, mas também entre as crianças, que na maioria das vezes acabam com o roncar da barriga consumindo frutas, biscoitos ou iogurte.

Crédito: Pixabay

É isso, pelo menos, o que aponta uma pesquisa feita em conjunto pelo Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, pelo Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi do Hospital Infantil Sabará e por alunos e professores do curso de Nutrição da Universidade São Judas Tadeu com apoio da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Para chegar aos resultados eles ouviram pais ou responsáveis por 1.391 crianças com idades entre 4 e 6 anos de diferentes regiões do país. A conclusão foi de que 98, 2% das crianças fazem esse lanchinho intermediário, que é composto, em geral, por um dos alimentos citados acima. Eles observaram também que o lanche da tarde é mais frequente do que o da manhã, 96,7% contra 71,1%.

A pesquisa constatou também que o valor calórico desses lanches, considerando as condições financeiras, (entre 180 e 270 quilocalorias), variando de 190 a 250 quilocalorias O lanche da manhã da região Centro-Oeste e o lanche da tarde da região Sudeste se mostraram abaixo da recomendação, com 146 kcal e 168 kcal. Os resultados servirão para orientar pediatras e nutricionistas.

Outro ponto positivo é que a ingestão de frutas esteve presente em 98,8% das composições de lanches estudadas, que pode ser entendida como tendência de melhoria da educação nutricional no Brasil. O leite e bebidas à base de leite estiveram presentes em quase 10% das composições de lanches e o suco compôs 8,3% dos lanches intermediários estudados. O refrigerante apresentou frequência de ingestão próximo a 5% no lanche da tarde das crianças.

Para que esse lanche seja considerado ideal, no entanto, é preciso que os pais atentem não apenas à qualidade do que é oferecido e observem a quantidade de açúcar, mas também que fiquem atentos ao número de vezes que esse lanche deve ser feito. Durante a idade pré-escolar, por exemplo, é recomendado que sejam realizadas as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), com três lanches intermediários entre elas: lanches da manhã, tarde e noite, em horários regulares e com intervalos entre duas e três 3 horas, suficientes para que a criança sinta fome na próxima refeição. Ele deve conter uma fruta, um carboidrato e uma fonte de proteína, muitas vezes derivada do leite.

 

 

Fonte: (Ondda)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail