INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VIDA SAUDÁVEL

Aprenda lavar os alimentos corretamente com 7 dicas simples

Você sabia que para ter uma alimentação saudável, além de fazer boas escolhas dos alimentos ainda é necessário saber higienizá-los de forma adequada? Pois saiba que verduras e legumes não devem ser lavados apenas por terem ficado expostos na feira, pois existe um grande risco de consumir agrotóxicos e compostos químicos, que podem causar dor de cabeça ou alergias digestivas quando o alimento não é lavado da forma correta.

A higienização de alimentos deve ser algo que faz parte do hábito da família, sendo assim é necessário que todos conheçam os passos básicos de uma higienização correta. Em primeiro lugar é importante saber que a higienização dos alimentos começa já na escolha dos mesmos, evitando de levar para casa frutas e legumes amassados e verduras com partes escuras.

Quem prepara os alimentos, deve sempre se lembrar de lavar as mãos e utensílios necessários, além de jamais usar a mesma tábua de carnes para cortar legumes e verduras. Veja a seguir algumas dicas de como higienizar seus alimentos de forma correta mantendo sua alimentação mais saudável.

Dicas para higienizar os alimentos corretamente

 

Lavar as mãos


Como dito antes, a pessoa responsável por preparar os alimentos deve lavar bem as mãos antes de manipular os alimentos, além de usar utensílios limpos e evitar uma contaminação cruzada.

Retirar as partes estragadas

Quando for consumir frutas e verduras, procure observar se possuem partes estragadas, se possuírem então, retire antes de começar a lavar os alimentos. Se ela estiver apenas amassada é bom cortá-la também para verificar se não está estragada por dentro.

Lavar em água corrente

As frutas e verduras ficam muito expostas ao serem vendidas, por isso é fato que levam consigo microrganismos que podem fazer mal à saúde. Por isso o ideal é lavá-las em água corrente, evitando contaminações dentro de casa.

Deixar de molho em solução de hipoclorito de sódio

O hipoclorito de sódio é muito usado para a higienização de frutas, verduras e legumes antes do consumo. Para higienizar os alimentos, o ideal é usar uma colher de sopa do produto na concentração de 2,0% ou 2,5% ou duas colheres de hipoclorito na concentração de 1% para cada litro de água. Os alimentos devem ficar de molho nesta solução por cerca de dez minutos e depois enxaguados com água filtrada.

Secar os alimentos

Essa é uma etapa que muitas pessoas pulam, mas é muito importante. O ideal é que os alimentos sejam secados com auxílio de utensílios ou se possível que sejam secos naturalmente. Nos casos das frutas e legumes o ideal é deixar escorrer bem a água, enquanto no caso das verduras pode ser utilizado uma secadora doméstica de folhas.

Outras formas de lavar alimentos

Além de lavar os alimentos com hipoclorito de sódio, é possível usar outras soluções caseiras, como por exemplo o vinagre. Entretanto, ele não faz desinfecção das verduras, embora ajude a remover sujeira visível.

Detergente

O detergente também pode ser usado na higienização dos alimentos. Entretanto, alguns especialistas acreditam que lavar frutas com detergente pode deixar resíduos químicos na casca do alimento, a não ser que seja muito bem enxaguado. Por isso recomenda-se que isso seja feito com água corrente e escovinha, seguida por molho com hipoclorito de sódio e água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Click Grátis)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail