INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Está grávida? Saiba quais vacinas você deve tomar na gestação

vacinagripe Está grávida? Saiba quais vacinas você deve tomar na gestação
Outro dia estava conversando com uma amiga grávida que me perguntou se era necessário tomar algum tipo de vacina durante a gestação. Respondi que sim. Mas não eu sabia ao certo quais seriam elas.

Então, para ajudar a minha amiga e você que lê nosso blog, conversei com a presidente da SBIm (Sociedade Brasileira se Imunizações) da Regional Rio de Janeiro, Flavia Bravo, e ela me explicou que há três vacinas que são essenciais na gravidez: vacina tríplice bacteriana, hepatite B e gripe.

De acordo com a especialista, a vacina tríplice bacteriana protege contra coqueluche, tétano e difteria.

— A coqueluche, principalmente, é uma doença grave, que pode provocar tosses longas e extremamente fortes podendo levar o bebê à internação, té mesmo na UTI. O imunizante protege tanto a mãe, como o filho, por isso. A mulher pode tomar a partir de 20 semanas, mas o ideal é entre 32 e 34 semanas.

Flavia também reforça que, mesmo que a gestante esteja em dia com a tríplice, "toda gestação ela deve se vacinar de novo".

Outra vacina essencial para a mulher grávida é a da gripe.

— A mulher deve tomar independentemente da semana de gestação, se estiver na estação de gripe, deve tomar.

Por último, a gestante deve verificar se te sorologia positiva para a hepatite B, ou seja, se possui anticorpos para a essa doença. Se não, é necessário fazer na gestação.

— Aliás, se a mulher está pensando em engravidar, já pode pedir ao médico esse teste. Assim, já toma a vacina antes da gravidez. Mas se precisar tomar na gestação, o ideal é fazer no segundo trimestre.

Caso a grávida queira tomar outro tipo de vacina, o ideal é conversar primeiramente com o seu médico.

Ah, vale ressaltar que as três vacinas indicadas estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) nos postos em todo o Brasil.

Por: Vanessa Sulina

Fonte: (Fala Saúde)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail