INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Câimbras na gravidez

As câimbras são contrações musculares prolongadas e involuntárias de um ou mais músculos que podem acontecer a qualquer momento, causando dores, principalmente nas pernas.

Em não gestantes, as câimbras são causadas geralmente pela fadiga muscular após praticar algum esporte em alta intensidade ou trabalho repetido. Desidratação, alterações de circulação, compressão de nervos, além de doenças sistêmicas (diabetes, alterações de tireoide, insuficiência renal, degenerações nervosas etc) também podem ser causas.

Resultado de imagem para gravidez

Em gestantes, as câimbras são sintomas comuns, principalmente a partir do segundo trimestre devido principalmente a:

  • Alteração de postura – músculos que normalmente eram poucos utilizados passem a ser usados com mais frequência.
  • Acúmulo de líquido e inchaço.
  • Cansaço – pelo peso a mais que o corpo carrega.
  • Carência de nutrientes – principalmente potássio, cálcio e magnésio.

A prevenção das câimbras é baseada em:

  • Boa hidratação: apesar do inchaço contribuir com as câimbras, você deve sempre tomar cuidado com a hidratação, principalmente se pratica exercícios.
  • Alongamentos: os profissionais de educação física sempre recomendam antes e depois das atividades. Lembre-se que, como gestante, você carrega um peso extra diariamente, portanto é interessante fazer alongamentos com frequência. De manhã e principalmente antes de deitar, para evitar o desconforto a noite.
  • Evitar baixas temperaturas: No frio a musculatura fica mais contraída e tensa, aumentando o risco das câimbras.
  • Alimentação balanceada: Inclua alimentos ricos em vitaminas e sais minerais na sua dieta. Esses nutrientes são encontrados em abundância em frutas e verduras.

No momento da crise, alongar e massagear o local ajudará a relaxar a musculatura e aliviará a dor. Aplicar calor sobre a musculatura também ajuda, mas não há nada com o que se preocupar. Os episódios de câimbras costumam durar menos de um minuto e desaparecer espontaneamente.

Se os episódios ficarem muito recorrentes, comunique seu médico. Mas tente não se preocupar, as câimbras são bastante comuns na gestação e, tirando a dor muscular local (e um pouquinho depois), não interfere de maneira alguma na gravidez.

 Fonte: (M de Mãe)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail