A Fundação Ezequiel Dias submeteu cinco propostas de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo ao Ministério da Saúde, baseando-se na lista de medicamentos estratégicos a serem fornecidos pelo órgão. Entre elas estão o fornecimento pelo SUS de medicamentos para tratamento do câncer e da diabetes. Seriam parceiros da Funed os laboratórios da rede privada de Belo Horizonte.

Agora os projetos serão analisados pela Comissão Técnica de Avaliação (CTA) e pelo Comitê Diretivo (CD), instituídos pelo Ministério da Saúde, que irão decidir sobre a aprovação.

Caso sejam aprovados, a Funed fica responsável por formalizar acordos junto aos parceiros para efetivar as transferências e internalizações de tecnologia, além do abastecimento do SUS, em acordo com cada projeto.

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, as propostas se associam ao interesse de que a Fundação Ezequiel Dias se coloque como protagonista no atendimento de demandas à assistência farmacêutica no SUS e no fortalecimento da cadeia produtiva para a saúde do estado de Minas Gerais e do país, cumprindo sua missão de proteção e promoção da saúde pública.

Os projetos apresentados pela Funed correspondem aos seguintes medicamentos:

- Capecitabina comprimidos revestidos: indicado para o tratamento em condições específicas de câncer de mama, de câncer colorretal e de câncer gástrico.

- Dasatinibe comprimidos revestidos: indicado para o tratamento em condições específicas de Leucemia Mieloide Crônica.

- Erlotinibe comprimidos revestidos: indicado para o tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas e do câncer de pâncreas.

- Insulina Glargina: indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças que necessitem de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia (nível alto de açúcar no sangue).

- Lenalidomida cápsulas: indicada para o tratamento em condições específicas de mieloma múltiplo, de síndromes mielodisplásicas e de linfoma das células do manto.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)