INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ODONTOLOGIA

Imunização dos homens contra HPV ajuda na prevenção do câncer nas mulheres

A vacina contra o vírus do papiloma humano, HPV, é conhecida por proteger as mulheres do câncer de colo de útero, o quarto tipo mais comum da doença entre o sexo feminino. Mas, a partir de 2017, ela estará disponível na rede pública também para os meninos.

Resultado de imagem para injeção

"A lesão maior, que é o câncer no colo do útero, é nas mulheres. Mas quem transmite o HPV é o homem", afirma Cecília Roteli, membro da Comissão Nacional de Vacinas da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

No primeiro ano, a idade para imunização será entre 12 e 13 anos. Até 2020, pretende-se ampliar o grupo para de 9 a 13 anos.

— Além das verrugas genitais, tanto nas mulheres quanto nos homens — lesões 'benignas', que não levam ao câncer - nos meninos ela vai proteger contra alguns tipos de câncer, como o de pênis ou da região anal.

Além disso, o HPV também pode provocar lesões pré-cancerosas, ou seja, que podem se desenvolver e se transformar na doença.

A importância da vacinação fica ainda mais evidente quando se ressalta que aproximadamente 80% das pessoas sexualmente ativas vão entrar em contato com o vírus.

— A maioria delas vai eliminar espontaneamente essa infecção. Uma pequena parte vai ter uma persistência que vai causar uma lesão no futuro.

 

Entre os homens, o diagnóstico pode ser ainda mais complicado do que nas mulheres, já que não há sintomas quando a lesão não causa verrugas genitais.

— Ele passa sem perceber, justamente os vírus chamados oncogênicos, que causam câncer. Os exames para diagnosticar existem, mas são muito caros e, por isso, não estão disponíveis para a população em geral.

Idade

É recomendado que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual, já que ela é profilática, ou seja, impede que haja infecção pelo vírus. Entretanto, muitos pais e mães têm receio de que seus filhos vejam a vacinação como uma "autorização" para iniciar a vida sexual precocemente. Cecília alerta que essa mentalidade não pode prevalecer.

— Você vai dar a vacina para evitar uma infecção nos seus filhos.

A partir dos 15 anos, a vacina precisa ser dada em três doses. Antes disso, são apenas duas. Não há limite de idade para se imunizar, mas Cecília alerta que, para os mais velhos, a vacina vai proteger apenas contra os tipos de HPV com os quais a pessoa ainda não teve contato.

— É difícil que o adulto tenha entrado em contato com todos os tipos. Por isso, se você tiver a oportunidade, não hesite em se vacinar.

 

 

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail