INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ODONTOLOGIA

Moderna técnica substitui dentes perdidos sem cirurgia

A maioria das pessoas já ouviu falar nos implantes dentários, que são parafusos feitos de titânio, com o intuito de serem implantados em áreas desdentadas do osso da maxila ou mandíbula, realizando a função da raiz do dente, que suportam as próteses quando um ou mais dentes forem perdidos.

dentes.jpg

A "escolha" do material de titânio é devido à compatibilidade com o tecido ósseo e com o meio bucal, além de ser extremamente resistente.

As técnicas, pesquisas e estudos feitos hoje em dia, são totalmente direcionadas a favor da tecnologia e da diminuição do tempo e aumento da qualidade para tratamentos dentários. "Quanto ao implante, através da nanotecnologia, esse período de integração foi totalmente abreviado. O processo que demorava de 4 a 6 meses, hoje, pode ser feito de imediato, ou, dependendo do paciente, no máximo por 2 meses", conta o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva.

Após a implantação do corpo do implante, tem início o processo de união do osso ao implante dentáriochamada osteointegração. O Implante Osteointegrável é uma moderna técnica de substituição de dentes perdidos ou de suporte para elementos protéticos, utilizando estruturas de metal que, em média, 4 meses após sua instalação cirúrgica, ficam integradas ao osso, realizando a função da raiz dental. Após a integração, é realizada a fase protética com a instalação dos elementos dentais feitos  em laboratório.

"Em resumo, o objetivo é que essa fixação ofereça ao paciente um suporte estável e aparentemente imóvel de uma prótese sob cargas funcionais, sem dor, inflamação ou afrouxamento, compondo assim, uma única estrutura", resume o especialista.

De uma forma geral, se realizados por profissionais capacitados, o processo é rápido, porém, é importante ficarmos atentos para pacientes que não possuem boa qualidade de osso, que, nesse caso, irão precisar de enxerto ósseo. "Trata-se de um procedimento cirúrgico que pode levar alguns meses, que tem como finalidade acrescentar altura ou largura ao osso maxilar, de modo a aumentar a estrutura óssea para colocação do implante", conclui o profissional.

Os enxertos ósseos usados atualmente são feitos com materiais que promovem um crescimento ósseo de total qualidade, tendo as mesmas características de um osso normal, com resistência e vitalidade, ou seja, são usados materiais biocompatíveis que substituem perfeitamente um osso. 

Sobre Dr. Alessandro Silva

Dr. Alessandro Silva é diretor da Interclin. Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNICAMP e tem Doutorado em Cirurgia e Traumatologia BMF pela USP. O especialista é também Pós-Graduado em Cirurgia Ortognática em um dos maiores centros de deformidades dentofaciais dos Estados Unidos e do mundo (University of Pacifico – Kaiser Permanente Hospital, San Francisco, CA, USA). Atualmente, é diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Catarina, em SP e do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Viva Bem)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail