INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DESTAQUE PRINCIPAL

Saúde do coração da mulher
saúde do coração da mulher, Saúde do coração da mulher, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

As mulheres precisam cuidar melhor da saúde do coração. Com a rotina agitada, é comum que elas foquem nos outros e acabem negligenciando a si mesmas. No entanto, este é um grande erro. Saiba tudo sobre a saúde do coração da mulher neste artigo.

Você também já se perguntou se existem problemas cardíacos que afetam mais o sexo feminino? De fato, até pouco tempo acreditava-se que estes problemas afetavam mais os homens, o que é um erro.

Estudos revelam que mais de 20 mil mulheres morrem por dia em decorrência das doenças cardiovasculares. Esses números já ultrapassam as estatísticas do câncer de mama e de útero.

O problema se torna ainda mais grave devido à dificuldade em diagnosticar precocemente estes problemas, já que poucas realizam os exames de rotina como deveriam. Assim, como você já sabe, a maior parte dos problemas do coração são assintomáticos e só de manifestam em sua fase aguda.

IDADE NÃO É PRÉ-REQUISITO

Ao contrário do que muitos acreditam, idade não é pré-requisito para sofrer de doenças cardíacas. Ou seja, assim como uma mulher de 60 anos pode sofrer um infarto, uma de 25 também pode. Ainda que a idade seja sim um fator de risco, há vários outros que podem impactar neste sentido, como histórico familiar, doenças pré-existentes, obesidade, colesterol alto, tabagismo, entre outros.

Portanto, assim como o mito de que doenças cardíacas só acometem os homens caiu por terra, o da idade também deve ser quebrado. Lembre-se: a genética carrega a arma, mas são os hábitos que puxam o gatilho.

Homens devem se cuidar, sim. Mas é crucial que seja dada mais atenção à saúde do coração da mulher.

MUDANÇA DE HÁBITOS

saúde do coração da mulher, Saúde do coração da mulher, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

Só de imaginar uma possível mudança de hábitos, muitas mulheres acabam fugindo do médico. Já passou da hora de aquela história de “quem procura, acha” ficar para trás. Saúde é coisa séria e a melhor forma de cuidar dela é através da prevenção.

Seja para aquelas que já descobriram uma doença cardíaca, ou para quem está saudável e quer se manter assim, cultivar bons hábitos de saúde é essencial. Entre os principais estão comer e dormir bem, hidratar-se, cuidar da mente e praticar atividades físicas. No entanto, este último item merece uma atenção maior.

Em suma, todos os médicos recomendam a prática de atividades físicas. O que não significa que uma pessoa possa sair do sedentarismo direto para o crossfit ou a corrida. Cuidar da saúde exige calma e responsabilidade. Portanto, antes de calças os tênis e sair correndo por aí, é importante agendar uma consulta com o cardiologista.

Na dúvida entre a modalidade mais indicada, opte pela caminhada. Além de ser uma modalidade democrática, ela não exige nada mais do que um tênis confortável para começar. Por fim, ela ajuda a reduzir o estresse, melhora a circulação, ajuda a emagrecer, reduz o colesterol ruim e fortalece os músculos. Logo, é uma excelente aliada a saúde do coração da mulher.

RISCO À SAÚDE DO CORAÇÃO DA MULHER NA MENOPAUSA

saúde do coração da mulher, Saúde do coração da mulher, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

Os hormônios femininos protegem o coração da mulher até a menopausa. Durante o ciclo reprodutivo (que vai desde a menarca até a menopausa) hormônios como o estrógeno evitam o acumulo de colesterol nas artérias, relaxam os vasos sanguíneos e melhoram a circulação em todo o corpo. Nesta fase a chance das mulheres sofrerem com problemas cardíacos é inferior a dos homens.

No entanto, após a menopausa o risco sofre acréscimo exponencial, se igualando a dos homens. A idade média para o início desta fase é em torno dos 50 anos, mas pode ocorrer antes. Este momento é inevitável e faz parte da vida de qualquer mulher. O ponto principal, neste caso, é redobrar os cuidados com a saúde do coração nesta fase.

MULHER MODERNA SE CUIDA

saúde do coração da mulher, Saúde do coração da mulher, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

As mulheres conquistaram seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho. A vitória, no entanto, acabou resultando em um acúmulo de tarefas. Cuidar da casa, dos filhos, do trabalho, da família… parece tanta coisa, e realmente é. O resultado é um estresse patológico e contínuo, que serve como gatilho para diversas doenças cardiovasculares.

Cuidar mais da saúde do coração da mulher não significa abrir mão de todas essas conquistas. Você pode continuar sendo multi-tarefas, desde que preste mais atenção em si mesma. A mulher moderna se cuida.

 

 

 

 

 

Fonte: (Abreu Cardiologia)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-8400

© Saúde e Estilo 2020. Todos os direitos reservados. Webmail