INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DESTAQUE PRINCIPAL

Gestação - O que é, principais sintomas e contagem por semanas

A gestação ocorre quando o espermatozoide fecunda o óvulo, normalmente dentro do útero. Tal ação gera um feto, que irá se desenvolver ao longo de 39 semanas, habitualmente.

 

A mulher pode perceber mudanças no próprio corpo, consequência de uma grande alteração hormonal. Isso pode ocorrer antes mesmo de sair um resultado positivo para gravidez.

Algumas análises mostraram que se a mulher mantiver relação no dia da ovulação, ou logo após, a probabilidade do bebê ser menino é maior. Entretanto, se a relação tiver sido um ou dois dias antes da ovulação, a probabilidade maior é de ser menina.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Soumãe

Sintomas da gestação

Primeiramente, o sintoma mais comum da gestação é o atraso menstrual, de cerca de 15 dias. Porém, existem vários outros, como:

  • aumento dos seios;
  • enjoos/vômitos;
  • mais sono;
  • mais fome;
  • aumento da frequência urinária;
  • maior sensação de cansaço.

Vale lembrar que nem todas as mulheres sentem esses sintomas.

Semanas da gestação

Uma gestação completa dura 9 meses, ou seja, 39 semanas, mas pode chegar até 42 semanas. Porém, o médico pode induzir o parto se não começar espontaneamente até 41 semanas e 3 dias. E ainda pode optar por agendar uma cesárea após as 39 semanas de gestação, princialmente em situações de risco para a mãe e o bebê.

1ª semana

Quando a mulher tem a menstruação regulada, o primeiro dia de fluxo é considerado a “data da última menstruação”. A partir de então, se começa a contar o número de semanas de uma gestação. Nessa primeira semana, ás vezes, a mulher nem sabe ainda que está grávida, e seu corpo está apenas se preparado para acomodar o óvulo no útero.

2ª semana

Na 2ª semana é quando ocorre a fecundação definitivamente e os núcleos se fundem nascendo a combinação do DNA dos pais. Durante a implantação do óvulo no útero, pode ocorrer o rompimento de algumas veias e provocar um leve sangramento. Como a mulher normalmente, ainda está menstruando ela nem percebe.

3ª semana

Após a implantação, o zigoto se divide em 2 partes. Uma delas se tornará a estrutura que o bebê terá para se formar adequadamente, como a bolsa amniótica e a outra parte se desenvolverá como bebê. É comum nessa fase, a mulher sentir cólicas e a partir desse momento que o hormônio HCG está presente no corpo feminino e pode ser detectado com um exame.

4ª semana

Essa é a semana chave. A primeira coisa a ser formada no bebê é o tubo neural que dá origem à coluna e ao cérebro, que é basicamente a estrutura de todo corpo. Na camada do meio já começa a aparecer seu pequeno coração e o sistema circulatório em vasos microscópicos. O bebê ainda não tem a estrutura com cabeça, pernas e tronco. Ou seja, ele se parece com uma vírgula nesse momento. O HCG está sendo liberado a todo vapor no corpo da mulher, e ela começa a ser mais sensível a gostos e cheiros, o que é a causa dos enjoos.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

5ª semana

Com 5 semanas de gestação, o embrião já tem o coração batendo! O cérebro e o sistema nervoso estão sendo formados vertiginosamente, e por isso a mãe deve tomar acido fólico desde o inicio. Nesse momento os hormônios estão fervendo, transformando o humor da mulher em uma montanha-russa. Apesar disso, a futura mamãe pode parecer mais radiante, com a pele mais rosada e o cabelo mais brilhoso.

6ª semana

O embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar. Assim como, seu coração, seus genitais e seus órgãos internos. Nesse momento, o coração do bebê já pode ser ouvido com um exame de ultrassom com doppler. A mamãe também começa a sentir os primeiros sintomas da gestação: sono e fome. Além disso, também pode sentir cólicas, dores nas costas, dores nas pernas, fisgadas e sensação de peso no baixo ventre.

7ª semana

O bebê está crescendo, seus dedos estão começando a aparecer nas mãos e pés, órgãos como fígado, intestino e estômago começam a aumentar e as células cerebrais estão a todo vapor, se multiplicando juntamente com os neurônios. Por outro lado, a barriga da mulher começa a aparecer levemente e sua libido fica extremamente alta. Com 7 semanas de gestação, as náuseas são um ponto forte, assim como o sono incontrolável.

8ª semana

Cada semana o bebê cresce mais, e agora ele já desenvolveu pálpebras e lábio superior e as orelhas tomam uma forma mais familiar. Para auxiliar nesse desenvolvimento fetal, é importante que a mãe reponha as vitaminas, por exemplo o ácido fólico. Frequentemente se encontra esse elemento nas folhas verdes escuras, frutas, ovos, carnes, leguminosas e vísceras. Nesse momento as mamães sentem muitas dores nas pernas, costas e dores abdominais que parecem cólicas menstruais.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

9ª semana

Na 9ª semana da gestação, o bebê já tem todas suas partes e sua cabeça ainda é maior que seu corpo. Dessa forma, ele pesa cerca de 2 gramas e a partir de então vai haver um ganho de peso de forma acelerada. A vida da mulher se resume a náuseas e sono. Ela também sente dor de cabeça e incômodos nas costas. Seja como for, isso tudo tende a passar ao fim do primeiro trimestre.

10ª semana

O bebê já está a mil dentro do útero, apesar disso a mamãe não pode sentir-lo ainda porque ele é muito pequeno. Entretanto ele se esforça em peraltices como esticar mãos e pernas e engolir líquido amniótico. Sua genitália está em processo de finalização e em breve já é possível distinguir através do exame de ultrassonografia. A mulher já começa a sentir sua barriga arredondando, sua cintura se alargando e é muito comum nesse momento, o acúmulo de saliva na boca.

11ª semana

Na 11ª semana de gestação, os dedos das mãos e dos pés do bebê estão praticamente formados, inclusive com unhas. Seus olhos e orelhas também estão com a forma que conhecemos, ainda assim eles não funcionam completamente pois não estão totalmente formados. Da mesma forma nessa fase a mamãe pode ter um rosto mais arredondado e o nariz mais inchado, entretanto algumas mulheres podem nem saber ainda se estão grávidas ou apenas um pouco acima do peso. Detalhe importante: é nesse momento que os enjoos devem dar uma trégua!

12ª semana

Esse momento é importante, pois o risco de aborto natural praticamente some. Nesta fase a gestante fica mais disposta, os enjoos costumam ir embora e o apetite melhora. Do mesmo modo, a mamãe deve ser policiar com a alimentação e a quantidade que ingere para não ganhar peso de forma excessiva. O bebê tem seu órgão genital mais bem formado, sendo possível até ver em um exame de ultrassonografia.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

13ª semana

O bebê já pode estar com 7,4 cm da cabeça ao bumbum e, se for menina já tem alguns óvulos sendo produzidos. Do mesmo modo, seu pescoço estará melhor desenvolvido fazendo com que consiga mover a cabeça de um lado para outro. A bexiga do bebê também está funcionando normalmente, e como ele ingere líquido amniótico a cada 30 minutos é normal ser eliminado através da urina. Por outro lado, a mamãe pode ter perdido algumas calças e blusas por causa do tamanho da barriga, ou por enquanto só está com um aumento de peso. Depende da mulher. Seja como for, é importante nesse momento redobrar o consumo de cálcio, no leite e derivados para a formação dos ossos do bebê.

14ª semana

Agora, o bebê já está todo formado, tendo inclusive uma camada de penugem no corpo para proteção, assim como os seus órgãos sexuais, sendo possível vê-los no ultrassom. Definitivamente, a silhueta da mamãe está mudando e sua cintura perdendo a forma. Nesse ínterim, é comum preferir roupas mais confortáveis, blusas mais soltas e calças menos apertadas. Nesse momento também é importante usar cremes na barriga e seios, para prevenir as estrias.

15ª semana

Nessa fase, o bebê pode medir 10,1 cm e pesar cerca de 70 gramas, e ele também consegue perceber a luz através da pele. Os dedinhos já estão separados e pode acontecer dele ficar os chupando. Ao mesmo tempo nessa fase a maioria das mulheres já apresenta uma barriguinha bem saliente em relação às outras semanas. O bebê pode se mexer muito, nesse sentido algumas vezes a mamãe tem a impressão de um peixinho se mexendo por dentro, outras vezes pode ser apenas uma sensação diferente.

16ª semana

O bebê já não cabe mais na tela do ultrassom e suas pálpebras permanecem fechadas mas são mais suscetíveis a luz. A mulher também deve sentir menos mau estar e estar mais disposta. Além de sentir um grande apetite. Principalmente nesse momento deve ser redobrado o cuidado com o que está ingerindo e a quantidade.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

17ª semana

A partir de agora a formação passa a ser mais lenta e o ganho de peso fica mais intenso, e o bebê começa a parecer mais gordinho. O primeiros dentes começam a surgir no osso maxilar e nesta semana o cálcio é essencial para o melhor desenvolvimento do bebê. A mamãe por outro lado, está mais disposta e sua barriga deve estar bem mais visível.

18ª semana

Nessa etapa, como um treinamento o bebê já começa a fazer os movimentos respiratórios e a simular os os movimentos da respiração. Lembrando que a placenta ainda nutre todas suas as necessidades de oxigênio. A mulher nessa fase começa um grande ganho de peso e juntamente com isso pode aparecer espinhas e manchas na pele, principalmente no rosto. Outro sintoma que pode aparecer são tonturas, devido a baixa de açúcar no sangue por causa da aceleração do coração para continuar a gestação.

19ª semana

Com 19 semanas de gestação, o bebê já está grandinho e treina suas funções corporais engolindo líquido e fazendo xixi. Nessa fase também os ossos dos ouvidos estão em fase final de desenvolvimento, por isso, ele já consegue escutar ruídos e sons externos. O cérebro do bebê está em fase de aperfeiçoamento e alinhando cada sentido. Simultaneamente, a mulher deve estar agora sentindo mais o peso da barriga, devido o bebê, o liquido amniótico e a placenta. Por isso, pode ficar mais difícil para dormir e uma boa sugestão é deitar-se de lado (preferencialmente do lado esquerdo) com travesseiro entre os joelhos.

20ª semana

Todas as partes do corpo do bebê estão formadas: braços, pernas, mãos e dedos, e agora é fase de ganhar peso e crescer. Ele fica mais saltitante e dá para senti-lo melhor sob a barriga. A mamãe por outro lado, sente mais necessidade de ir ao banheiro, porque o peso do útero espreme sua bexiga.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

21ª semana

Nessa fase o bebê já consegue escutar sons e pode até mesmo reconhecer a voz da mãe, como também já é familiarizado com o som dos batimentos cardíacos dela. O principal desenvolvimento fetal nesse momento é dos ossos. É muito importante que a mãe continue controlando sua alimentação para que não falte nada para a gestação e nem que ela ganhe peso demais.

22ª semana

O bebê começa a brincar com a mãos, sentindo seu próprio rosto e orelhas. Os ossos do ouvido interno já se formaram totalmente e sua audição esta em adaptação, porém já escuta com grande nitidez as vozes do lado de fora da barriga. Importante que a mulher entenda que tudo bem se não conseguir comer como antes, para mais ou menos, mas nunca ficar mais 3 horas sem comer. Neste momento também é comum aparecerem as hemorroidas.

23ª semana

Nessa fase o bebê começa a treinar para respirar fora da barriga. Já que seus alvéolos estão menos pressionados e ele consegue  fazer o movimento de treino no pulmão. A pele do bebê começa a ficar mais enrugada e com tom avermelhado. Isso se deve ao grande número de vasos sanguíneos bem visíveis. A mulher por outro lado, deve ter a pele mais bonita e viçosa.

24ª semana

No início do 6º mês, o bebê deve estar maior e bem mais ativo, e seus olhos já se abrem e fecham. Assim como, já possuem cílios. Nesta etapa o bebê dorme praticamente o dia todo, todavia quando esta acordado é possível notar por seus movimentos evidentes e chutes mais fortes. A mulher também deve sentir sua pele e cabelos mais brilhosos.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

25ª semana

Antes de tudo, é normal que o bebê passe a ganhar de 30 a 50 g por dia. Deve ser comum que nos ultrassons ele esteja tocando seu próprio rosto, chupando os dedos e até mesmo segurando seus pezinhos, por exemplo. A mamãe deve redobrar os cuidados com o corpo, passando muito creme nos seios, menos nos bicos. Esses em contrapartida, devem ser preparados para amamentar. Dica: com uma bucha vegetal vá friccionando na intensidade que suportar.

26ª semana

Nessa fase, o bebê tem grande força nas pernas e cotovelos e consegue pegar seu cordão umbilical, entretanto ainda passa grande parte dormindo. A mulher se sente muito inchada, resultante do peso da barriga acompanhado de retenção de líquidos.

27ª semana

O espaço uterino está ficando cada vez mais apertado e o bebê pode estar acomodado em diversas posições como de lado, sentado ou já virado de ponta cabeça. Ele também pode fazer movimentos repetitivos, que são conhecidos como “soluço”. A mãe por outro lado, sente o estômago comprimido e redimensionado, e por isso comer se torna cada vez mais complicado. Com 27 semana de gestação é muito comum o surgimento de varizes, hemorroidas e muitas câimbras nas pernas.

28ª semana

Nesse momento o bebê já consegue perceber a luz pela pele da barriga da mamãe. Assim sendo, agora sabe quando é dia e quando é noite. Aqui surgem com mais intensidade os famosos desejos. A mulher deve comer o que quiser, mas com moderação. A azia, a indigestão e a prisão de ventre podem ser companheiras frequentes, mas comer lentamente sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos pode ajudar.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

29ª semana

Nessa fase o bebê já começa a se encaixar para o nascimento, e é normal que a mãe sinta esses movimentos dele. Assim também é importante que a mulher mantenha uma ingestão adequada de de vitaminas como ferro, acido fólico, cálcio e vitamina C. Isso porque elas são essenciais para auxiliar no desenvolvimento do bebê. É bem comum a mulher ter inchaços nas mãos e principalmente os pés. Eles são as áreas mais afetadas devido a diminuição e dificuldade da circulação sanguínea.

30ª semana

O desenvolvimento fetal do bebê está cada vez maior e sua evolução ocular é perceptível, já que ele responde a estímulos de luzes jogadas sob a barriga. Dessa forma, as consultas ao médico devem ser quinzenais e não mais mensais. A mãe pode sentir muito cansaço e indisposição, devido o tamanho de sua barriga. Seu humor que havia se estabilizado volta a ser um incômodo já que tem momentos de tristeza sem motivos.

31ª semana

Nesse momento, o bebê deve estar bem grandinho e deve ser difícil para ele se acomodar. Nesta etapa ele está mais “esperto” e responde a estímulos externos como a voz dos papais e caricias na barriga. Além disso, ele também costuma dormir muito e bocejar, e é possível ver isso no ultrassom. A mulher deve ficar atenta aos inchaços nas pernas e a pressão arterial deve ser acompanhada de perto.

32ª semana

No 8º mês, o bebê que agora fica de olhos abertos e se move em direção à luz, já pisca os olhos normalmente e consegue identificar vozes e sons do lado externo da barriga. O vérnix está a todo vapor para cobrir a pele fina e delicada do bebê.

Nesse sentido, essa camada é uma espécie de gordura natural para proteger essa pele do liquido amniótico. Por isso, a mamãe tende a ganhar mais peso nessa fase e é comum que ela engorde mais que o esperado. É normal, sobretudo, que ela se canse muito fácil, e que sinta dificuldade de encontrar posição para dormir.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas

33ª semana

O bebê já tem o sistema auditivo completamente formado e consegue reconhecer nitidamente o som da voz da mamãe e do papai e responder com chutes. Ele e a mamãe engordam rapidamente nessa fase, portanto, é importante controlar a alimentação. Se a mulher estiver grávida de gêmeos tem que ficar alerta, pois o dia do nascimento dos seus bebês está bem próximo.

34ª semana

O desenvolvimento fetal está a todo vapor, entretanto os olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará um período após o nascimento. O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico. Simultaneamente seus pulmões já estão praticamente desenvolvidos e se nascer nesta semana tem grandes chances de conseguir respirar normalmente. A mamãe também pode apresentar sinais de colostro, que é uma forma de leite de baixo volume.

35ª semana

O bebê se mexe muito nessa fase e como tem pouco espaço para isso, seus movimentos são perceptíveis de fora da barriga. Ele também está com as feições exatas que nascerá e todos seus órgãos já estão em perfeito funcionamento. Apesar disso seus pulmões ainda estão em processo de amadurecimento. A mulher por outro lado, pode sentir contrações de treinamento, ter noites mal dormidas e câimbras.

36ª semana

Os cabelos, sobrancelhas e cílios do bebê já estão no local exato e são bem evidentes. Assim como seus pulmões, que já funcionam normalmente e seus rins conseguem produzir em média 600 ml de urina. A mamãe tem direito à acompanhante na hora e em 12 horas após o parto.

37ª semana

A partir de agora, o bebê está pronto para nascer, o que pode ser a qualquer momento. Estando no nono mês, a data prevista pelo médico é apenas uma estimativa. Ele já é exatamente o bebê recém-nascido que nascerá. A única diferença será seu peso. Afinal, quanto mais ele ficar dentro do útero, mais ganhará.

38ª semana

Nas 38 semanas de gestação, o bebê ainda possui o vérnix. Todavia, a partir de agora, ele começa a diminuir. Entretanto, é provável que o bebê nasça com vestígios dele. As contrações de treinamento são comuns e o endurecimento da barriga pode ser algo incômodo.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Pregnancy Step by Step

39ª semana

Definitivamente, o bebê está totalmente pronto para vir ao mundo! Mesmo já estando pronto para nascer com 39 semanas de gestação, ele pode ficar dentro do útero até as 42 semanas de gestação.

Gestação - o que é, quais os sintomas e tudo sobre as semanas
Uol

Fonte: (Área de Mulher)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-8400

© Saúde e Estilo 2020. Todos os direitos reservados. Webmail