INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MEU BEBÊ

Como usar repelente em crianças? Veja quais cuidados você deve tomar

Em tempos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírusdengue echikungunya, é preciso reforçar a atenção na proteção com relação aos insetos. Proteger o corpo com roupas e colocar telas nas janelas ajuda, mas o principal modo de evitarpicadas de inseto é com o repelente.

A aplicação de repelente em crianças gera muitas dúvidas nas mamães, que têm medo de errar quanto ao tempo de duração e à melhor maneira de aplicar; veja algumas dicas:

Fique atento aos cuidados na hora de passar o repelente nas crianças
iStock
Fique atento aos cuidados na hora de passar o repelente nas crianças

De acordo com documento da Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir dos seis meses, o uso do repelente com o ativo IR3535 é permitido aos bebês. Antes disso, nenhum repelente é indicado, pois a pele infantil absorve mais do que a adulto e, pela sensibilidade, pode causar alergias.

A partir dos dois anos, os outros tipos de repelente  – com Icaridina ou DEET em baixas concentrações – já são indicados, mas é sempre recomendado fazer um teste de contato para verificar se há algum tipo de alergia antes de passar pela primeira vez um novo produto. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, sugere as versões em loção ou creme para as crianças.

Aplicação

Na hora de aplicar o repelente nos pequenos, a dica é priorizar as áreas expostas – inclusive o rosto – mas o pediatra alerta para os cuidados: “ É importante lembrar que não se deve aplicar o produto próximo a boca, nariz, olhos ou sobre machucados na pele.”

Também não é recomendado passar o produto na mão da criança para que ela mesmo espalhe, “pois elas podem esfregar os olhos ou mesmo colocar a mão na boca”, explica Jorge. Mesmo assim, depois da aplicação não esqueça de lavar suas mãos e as da criança, para evitar que isso aconteça.

Outra dica é realizar a aplicação em lugares abertos, onde o ar circula mais. Assim, o cheiro do produto se dissipa mais rapidamente e diminui o risco de intoxicação.

A reaplicação sempre deve ser feita de acordo com as instruções da embalagem, pois cada produto tem orientações diferentes e em alguns casos só podem ser aplicadas três vezes ao dia. Fique atenta!

Retire o repelente

“O produto deve ser retirado no banho, com água e sabonete, quando não for mais necessário”, explica Jorge, pois a criança não deve dormir com o repelente. Durante o sono, a criança pode passar o produto para travesseiros e roupas de cama e, dos tecidos, o repelente pode antingir bocas e olhos.

Mesmo seguindo todas estas orientações, o pediatra recomenda: “Sempre siga as orientações do fabricante e guarde a bula ou a embalagem do repelente para consulta, caso haja ingestão ou efeitos adversos”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Delas)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail