INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MALHAÇÃO

Malhando certo: encontre o equilíbrio entre a amplitude de movimento e a carga

Quando pensamos em alcançar um objetivo estético ou aprimorar a qualidade de vida, normalmente consideramos a possibilidade de entrar na academia. O fato é que, independentemente da sua meta, a prática de exercícios de forma constante é uma excelente forma de alcançar uma vida plena e repleta de saúde e bem-estar.

No entanto, muitas pessoas acreditam que a realização de exercícios anaeróbicos com altas cargas é mais eficiente do que a amplitude do movimento. Mas o que isso quer dizer? Quando alguém resolve dar início aos treinos, tende a crer que a quantidade de peso utilizada é mais importante do que a realização do movimento em si.

Por isso, para garantir que você está malhando certo, nós desenvolvemos este artigo explicando a diferença entre a carga aplicada nos exercícios e a amplitude de movimento, para auxiliar você a encontrar o equilíbrio perfeito entre eles. Confira!

Execução correta do movimento x quantidade de carga: qual é o mais importante?

Como você já deve ter percebido, a execução correta dos exercícios é mais importante do que a quantidade de carga utilizada. Vamos lá: imagine que você se inscreveu na academia há dois meses e a frequenta pelo menos três vezes na semana. Com esse nível de assiduidade, é comum perceber a necessidade de aumentar o peso aplicado.

Assim, você resolve colocar mais 20 quilos para todos os movimentos realizados. Quais são as possíveis consequências dessa ação? Em um primeiro momento, é provável que o levantamento de peso seja viável, já que o seu treino é constante. No entanto, a chance da sua amplitude ser comprometida ainda existe em função da alta carga.

Isso quer dizer que, ainda que você tenha forças para realizar uma ou duas repetições, ao longo da série a execução do exercício vai aumentando de intensidade na mesma proporção que o seu corpo limita a movimentação muscular. Como resultado, o seu organismo compensa a força utilizada em outras regiões.

É por isso que a sobrecarga é uma das principais inimigas para quem quer conquistar uma vida mais saudável e, é claro, definir e tonificar a musculatura. Afinal, além de aumentar os riscos de lesão, ela também prejudica a realização correta dos movimentos e oferece a falsa impressão de que você está malhando certo por usar mais peso.

Essa estratégia foi comprovada pelo estudo de Bloomquist, que comparou o resultado entre dois grupos de pessoas que praticavam agachamento, sendo que um deles o treinava com a amplitude completa enquanto o outro realizava somente a execução parcial. Vale ressaltar, ainda, que o grupo da movimentação total utilizava cargas menores que o outro.

Como consequência, a pesquisa indicou que o primeiro grupo conquistou melhores resultados, tanto em relação à hipertrofia quanto em relação ao aumento da massa magra e, é claro, da força física — o que contribui para o emagrecimento saudável.

Existe alguma forma de encontrar o equilíbrio entre eles?

No último tópico explicamos que a carga não é a variável principal para garantir bons resultados, certo? Entretanto, não podemos deixá-la de lado! Assim como tudo na vida, para ter boa saúde e bem-estar precisamos de equilíbrio. Então, como alcançar a harmonia entre a amplitude de movimento e a carga correta?

Nós explicamos: o primeiro passo é identificar o seu condicionamento físico. Sem ele, fica muito difícil determinar qual é a quantidade de peso que você consegue suportar. Assim, as contrações acontecem da forma correta, ou seja, as faixas presentes nas fibras musculares conseguem deslizar umas sobre as outras e causar as microlesões.

É por isso que os seus resultados são imperceptíveis quando você utiliza um peso maior do que consegue carregar, já que o corpo demanda a amplitude completa do movimento para que as fibras deslizem e gerem as lesões teciduais. Somente realizando o movimento corretamente você consegue aprimorar o seu condicionamento físico.

Com isso em mente, é possível determinar um padrão de crescimento, isto é, aprender a identificar a necessidade de aumentar a carga utilizada. Como consequência, a realização correta dos exercícios é facilitada a partir do momento que o peso ideal é aplicado e a amplitude de movimento é alcançada.

Vale lembrar, ainda, que existem diversas formas para melhorar a execução correta dos exercícios, tornando o equilíbrio entre a amplitude e o peso muito mais fácil. Confira algumas dicas que separamos para você:

  • aprimore sua flexibilidade;
  • priorize a qualidade dos seus movimentos, aprendendo a sua execução correta antes mesmo de aplicar a carga;
  • utilize movimentos controlados, identificando os grupos musculares que precisam ser ativados para realizá-lo perfeitamente;
  • treine os exercícios constantemente com o apoio de profissionais.

Quais são os cuidados que precisam ser tomados para aumentar a carga?

Não podemos negar que o aumento de carga é fundamental para você conquistar a alta performance. Afinal, cada vez que o seu condicionamento físico é aprimorado, é fundamental estimulá-lo um pouco mais para que seus limites sejam superados, concorda?

Ainda que esse fluxo de raciocínio seja muito comum entre os atletas e assíduos da academia, ele pode ser facilmente distorcido. Isso faz com que muitas pessoas aumentem demasiadamente o peso, sofrendo com a sobrecarga. Por isso, o primeiro passo para evitar que esse fenômeno aconteça é desenvolver a consciência corporal.

Ao identificar quais são os músculos que estão bem trabalhados no seu corpo e quais precisam ser fortalecidos, você consegue distribuir a carga corretamente e aumentar o peso aos poucos, identificando quando que a amplitude do movimento foi comprometida.

Além disso, você pode — e deve! — solicitar ajuda do seu treinador para que ele possa orientá-lo nesse processo. Assim, caso a sua consciência corporal não esteja lapidada, ele conseguirá identificar quando a cadência do movimento foi comprometida e, então, diminuir a carga utilizada sem perder de vista a sua evolução.

É necessário de acompanhamento profissional para malhar corretamente?

Como comentamos, o acompanhamento profissional é um dos pontos principais para garantir o equilíbrio entre a amplitude de movimento e o peso, garantindo que você esteja malhando certo. Afinal, um profissional qualificado consegue determinar qual é a carga que você precisa utilizar de acordo com o seu condicionamento.

Por consequência, o seu treino fica mais personalizado e oferece resultados cada vez melhores. Mas como conseguir um bom acompanhamento? Hoje existem diversas formas de contatar especialistas em educação física que fornecerão um atendimento de qualidade, como aplicativos que oferecem consultas com personal trainers e nutricionistas.

A Personal Virtual, por exemplo, trabalha com uma metodologia digital que permite o contato entre os alunos e os professores para que a personalização do treino seja facilitada. Portanto, você conquista flexibilidade de horários e, é claro, um treino voltado para os seus objetivos e capacidade física.

Ao longo deste conteúdo, foi possível perceber que uma das principais variáveis para garantir que você esteja malhando certo é o equilíbrio entre a amplitude do movimento e o peso utilizado. Para que ele seja alcançado, lembre-se de desenvolver a consciência corporal e contar com profissionais especializados que ofereçam um treino de qualidade no seu dia a dia.

Agora que você já sabe a importância de ter um bom acompanhamento na realização da sua atividade física, que tal entrar em contato conosco? Aproveite para conhecer o trabalho da Personal Virtual e desenvolver o treino ideal para você!

Fonte: (Personal Virtual)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail