INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MALHAÇÃO

Pesquisa avalia se exercícios físicos contribuem para reduzir sintomas em infectados pela Covid

As pessoas que praticam exercícios físicos regularmente sofrem um impacto menor quando infectadas pelo novo coronavírus? Essa é a pergunta que um estudo desenvolvido por pesquisadores de diversas partes do país pretende responder ao entrevistar pessoas que tiveram Covid-19.

De acordo com Dayse Motta, professora do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, e participante da pesquisa comandada pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, as pessoas que passaram pela doença podem responder a um questionário em que vão relatar sobre hospitalização e processo de cura, além de informar se realizavam atividades físicas regularmente.

A pesquisa pretende contar com respostas de 3 mil voluntários de todo o país, sejam eles sedentários ou praticantes de exercícios físicos. Para participar, basta acessar este link. Até o momento, 700 pessoas já atenderam ao chamamento.

De acordo com a pesquisadora, já existe uma hipótese de que os exercícios podem ajudar o sistema imunológico das pessoas, mas a pesquisa poderá levantar mais informações sobre a relação entre atividades físicas e sintomas da Covid.  

“Sabemos que os exercícios físicos protegem contra várias doenças, especialmente crônicas como diabetes e hipertensão, que são as doenças de muitas pessoas infectadas pelo vírus que apresentam quadros mais graves da Covid. Isso porque o exercício regular permite uma adaptação em todos os nossos órgãos, não só nos músculos”, afirmou.

A partir desse levantamento, poderá se dizer, por exemplo, quais exercícios e treinos foram mais eficientes para o sistema imunológico de quem pegou a Covid. De acordo com Dayse, o estudo poderá, no futuro, avaliar aquelas pessoas que fizeram exercícios aeróbicos, de força ou combinados.

Isolamento social

Neste momento de enfrentamento à pandemia, a recomendação das autoridades de saúde é que todos fiquem em casa. Academias e clubes estão fechados, para se evitar a transmissão do novo coronavírus entre os clientes.

Dayse recomenda que as pessoas façam um esforço para se movimentarem, mesmo dentro de casa. “Mesmo sem ter equipamento, a gente consegue se adaptar e fazer algum movimento. O importante é evitar ficar muito tempo parado, ficar sentado numa cadeira quatro horas seguidas. Então, coloque um despertador para tocar e levantar a cada hora e dar uma volta na cozinha. É melhor fazer um exercício leve do que deixar de fazer”, explicou.

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail