INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MALHAÇÃO

O Treino HIIT que queima até 300 Cal em 30 Min

O treino HIIT está entre uma das tendências fitness que quase toda academia já adotou. As salas para as aulas em grupo, que antes eram reservadas para os já esquecidos steps e jump, por exemplo, agora lotam quando alguém ouve falar que o High Intensity Interval Training (Treino Intervalado de Alta Intensidade) vai começar.

 

E não somos nós que estamos falando não. Foi a 13ª Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness 2019, realizada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM). Nela, o treino HIIT ficou em terceiro lugar das atividades que estão crescendo atualmente, atrás apenas das tecnologias vestíveis (como os relógios e pulseiras que monitoram o desempenho) e das aulas coletivas.

 

E não é para menos, uma vez que a modalidade tem a grande vantagem de economizar tempo e fazer você gastar a mesma quantidade de calorias — ou, em alguns casos, até mais — do que um treino moderado comum.

 

O treino HIIT é ótimo para quem não tem tempo

Como o próprio nome já indica, ele consiste em intercalar estímulos de alta intensidade e curta duração com períodos de descanso. “Desse modo, aumentamos a capacidade cardíaca em até 90%, com exercícios mais pesados que duram de 6 segundos até 4 minutos”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da rede Bodytech.

 

O treino HIIT não é tão longo quanto os aeróbicos que conhecemos, com aulas de 40 minutos a uma hora. Portanto, pode se jogar sem medo de não conseguir aguentar a malhação! “Será, no máximo, meia hora — 5 minutos de aquecimento, 15 de estímulo mais pesado e 5 minutos restantes de exercícios para normalizar a frequência cardíaca”.

 

A vantagem também entra na questão da eficácia. Um treino HIIT pode até durar menos, mas os picos entre um exercício e o descanso têm o mesmo impacto (ou até melhor, segundo alguns estudos sugerem) do que passar o dobro do tempo em uma esteira, com atividades moderadas que aumentam a frequência cardíaca para, no máximo, 60%.

 

Outra preocupação que você também pode deixar de lado é com os riscos que a sessão proporciona, garante Eduardo. “Já foi comprovado cientificamente que as chances de ocorrer um acidente cardiovascular, tanto em pessoas saudáveis quanto naquelas que sofrem de algum problema, é o mesmo do que em um treino comum”.

 

Mas que tipo de exercícios eu farei?

Segundo Eduardo, o treino HIIT é um conceito, e os exercícios que você fará dependerão da aula e do professor. “Na Bodytech temos treino HIIT para bike, na esteira, aqueles com estímulos de força ou agilidade”. Todos eles sempre com altas intensidades intercaladas com períodos para descanso — que são feitos ou completamente parados ou com uma caminhada leve, no caso da esteira.

treino hiit
Fomos testar um treino HIIT para ver mesmo se é tudo isso que falam. Imagem: Shutterstock

Nós testamos o treino HIIT Cardio Burn

Claro que precisávamos saber se a tendência fitness para o verão estava com essa bola toda mesmo. Então, fomos convidadas a testar a Cardio Burn, treino HIIT da Bodytech que intercala três estações: corrida, funcional e remo.

 

A primeira coisa surpreendente da aula, exclusiva da rede, é que ela junta os três sucessos do universo das academias em uma única aula. Logo que a gente chega, já ganha uma pulseirinha para medir o desempenho e os batimentos o tempo todo. É treino HIIT, aula coletiva e tecnologia vestível de uma vez só!

 

O aquecimento acontece na esteira. São três minutos com aceleração máxima (que varia de acordo com a sua capacidade física) seguidos por um minuto de caminhada — três vezes cada. Tudo muito tranquilo, mas que já dá aquele ânimo para começar.

 

Curto, mas eficaz

Depois disso, partimos para os exercícios. Ele consiste em uma sequência funcional com agachamento normal e afundo, abdominais e movimentos com o temido kettlebell, também com três repetições intercaladas com pausas de um minuto.

 

E por fim, o remo, com três minutos de agitação para cada um de pausa. Lendo assim, pode parecer tudo muito tranquilo e fácil, mas não é. É preciso ficar bem atenta para que sua frequência cardíaca não ultrapasse os 90% (quando a pulseira fica vermelha e aparece um alerta em uma tv à nossa frente) e nem que ela fique menor que 60% nos períodos tranquilos.

 

No final, cada um ainda recebe uma média das calorias gasta no dia. Ao todo, queimei 282 em apenas meia horinha.

 

Se você é daquelas que só acha que valeu ter ido à academia se transpirou muito, pode apostar no treino HIIT. Ele pode ser curtinho, mas é daqueles que fazem jus ao ditado “nos menores frascos é que estão os melhores perfumes”. Cansa muito!

 

 

Fonte: (My Beauty)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail