INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
GERIATRIA

Envelhecendo com Saúde

O envelhecimento, apesar de ser um processo natural, submete o organismo a diversas alterações anatômicas e funcionais com resultados na nutrição. Ocorre redução em algumas funções fisiológicas como: diminuição do metabolismo basal, redistribuição da massa corporal, alterações no funcionamento digestivo, alterações na percepção sensorial e diminuição da sensibilidade à sede.

Novo tempo Envelhecendo com Saúde

Alguns fatores podem causar deficiências importantes, entre eles:

- Problemas odontológicos; Problemas de deglutição; Perda ou diminuição do paladar e do olfato (cheiro).

- Ocorre desidratação com frequência (deverá ser diagnosticada e corrida sob orientação).

- Não ter quem prepare as refeições, levando ao consumo de alimentos de mais fácil preparo, na maioria ricos em calorias e açúcar, pobres em vitaminas e proteínas.

 

A dica é simples, variar a alimentação e ter atenção dobrada em alguns nutrientes que se tornam mais importantes durante essa fase.

- Para problemas com a mastigação, opte por sucos, frutas macias, vegetais cozidos, carnes moída/desfiada, ovos, leite, queijo, iogurte, cereais cozidos.

- Limite a ingestão de álcool, ele pode aumentar o risco de câncer de fígado e boca. Pode também, interferir na absorção de medicamentos.

- Escolha alimentos pobres em sal e use pouco sal adicional. Tente adicionar ervas, temperos naturais ou suco da limão para dar sabor ao alimento, experimente combinações diferentes. Certifique-se também que sua dieta tenha fontes de potássio: vegetais verdes, tomate, banana, e vegetais de raiz como batatas. Isso ajudará contra os efeitos do sal na sua pressão sanguínea.

- Use açúcar adicional com moderação. Evite “calorias vazias” como refrigerantes, bebidas artificiais, balas e bolos.

- Os antioxidantes, como as vitaminas A, C, e E, protege o corpo do dano celular e podem reduzir o risco de doenças e retardar o processo do envelhecimento.

- Consuma mais alimentos fonte de ômega-3, peixes como salmão, cavala e sardinha, são boas fontes de gorduras poli insaturadas que são importantes para a saúde do coração, e para artrite.

- Consuma alimentos ricos em cálcio. É essencial para manter os ossos e os dentes fortes, e previne a osteoporose. Após os 50 anos de idade a necessidade aumenta. Então, fique de atento, consuma alimentos fonte como leite, queijo, iogurte, brócolis, feijões e ervilhas secas, tofu, e alimentos enriquecidos com cálcio.

- A vitamina D ajuda na absorção do cálcio. A luz solar também é importante; caminhar ou sentar-se no sol da manhã (sem protetor) 10-15 minutos é o suficiente para absorver a vitamina.

- A vitamina B12 é essencial para formar e regenerar as células vermelhas do sangue e manter o sistema nervoso central. A falta desta vitamina pode levar a anemia megaloblástica, neuropatia periférica, com dificuldades de marcha e déficits de cognição. Os alimentos de origem animal são fontes boas de vitamina B12.

- Coma alimentos ricos em fibras, pois as fibras regulam a função intestinal e previnem a constipação e reduzem o colesterol e o açúcar sanguíneo.  Adicione fibras lentamente para evitar problemas no estômago. A melhor fonte são os alimentos, como frutas com casca, vegetais e cereais integrais. Ao adicionar a fibra, beba muito líquido para auxiliar a movimentação das fibras através do intestino.

- Beba bastante líquido, é importante na prevenção da constipação e a desidratação. Recomenda-se 4 a 8 copos por dia. Se você estiver fazendo uso de medicamentos a necessidade de água aumenta.

- Quando houver a falta de apetite, escolha alimentos com cores vibrantes e aromas agradáveis. Alguns medicamentos podem causar problemas no apetite, no gosto de alguns alimentos, ou interagir com os mesmos, sempre siga a orientação médica.

- Mantenha seu peso saudável, o ganho de peso aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, alguns tipos de câncer e problemas nas articulações.

- Mantenha-se ativo para manter a força muscular e um peso saudável. Andar ou nadar são atividades boas para melhorar sua habilidade de realizar tarefas diárias.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-8400

© Saúde e Estilo 2020. Todos os direitos reservados. Webmail