INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
GERIATRIA

Idoso com qualidade de vida! Transforme a terceira idade na melhor fase da vida

Com mais recursos e preocupação com a saúde, o número de pessoas acima dos 60 anos só vem aumentando. Chegar à terceira idade não significa depender dos outros e não ter mais energia para fazer as coisas. Pelo contrário, cada vez mais o idoso está conquistando independência e vivendo com boa qualidade de vida. Para ajudar a transformar essa na melhor fase da vida, anote algumas dicas.

Idoso tem se preocupado cada vez mais com a qualidade de vida
Thinkstock
Idoso tem se preocupado cada vez mais com a qualidade de vida
 

Para se manter ativo, tanto fisicamente quanto mentalmente, é preciso cuidar da saúde e descobrir atividades que goste da fazer, um hobby. A especialista em qualidade de vida Márcia Sena fala que médicos e pesquisadores acreditam que outra forma de estimular o idoso é deixá-lo morando sozinho, pois na própria casa ele consegue manter a independência e capacidade de realizar as atividades diárias de forma mais ativa.

Além disso, alguns passos para tomar na maturidade que podem ajudar a ter mais qualidade de vida quando idoso. 

Preparar-se com antecedência

Organizar a parte financeira é um fator importante. “Ter a preocupação de se o dinheiro será suficiente para o que você vai precisar e traçar um plano sobre como, onde e com quem você quer viver na velhice pode lhe permitir viver com mais tranquilidade e envelhecer com o futuro sob controle”, diz a especialista.

Outra dica de Márcia é construir um plano de longevidade. “Esse plano deve conter informações detalhadas do que a pessoa quer para si quando for idoso”, diz. A especialista ainda fala que os principais pontos que devem ser cobertos por esse tipo de plano é moradia, saúde e bem-estar, finanças pessoais, transporte e locomoção, interação social, educação e entretenimento.

Saúde

Cuidar da saúde também é algo fundamental! A geriatra e professora do Hospital das Clínicas Flávia Barros de Azevedo lista alguns conselhos preciosos:

✓ Evite o fumo e o excesso de bebida alcoólica, pois esses hábitos prejudicam o organismo e podem acarretar doenças graves;

✓ Faça uma dieta equilibrada, rica nutrientes frutas, peixes, legumes e verduras;

✓ Exercite o cérebro aprendendo novas línguas, educação musical e atividades artísticas;

✓ Durma pelo menos oito horas com sono tranquilo e profundo e visite o médico com periodicidade.

Atividade física

Pensar no futuro pode trazer bons resultados. Márcia explica que uma pessoa que faz atividades físicas regularmente desde a juventude garante melhor flexibilidade, massa muscular, força e equilíbrio, trazendo boas consequências para o corpo no futuro.

Porém nunca é tarde para começar! Flávia ressalta que ao passar a praticar uma atividade física, a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência do corpo são reabilitados. Os exercícios devem ser feitos sob orientação de um profissional para que nenhum acidente aconteça.

Mente

Por ter mais tempo livre, é comum que a pessoa na terceira idade comece a cultivar maus pensamentos e passe a se sentir sozinho ou inútil, por isso a mente precisa estar em ordem. “A melhor maneira de viver com mais qualidade de vida é adaptar-se ao processo de envelhecimento. Para isso, é preciso saber conviver com problemas e limitações que podem surgir ao longo da vida”, expõe Márcia.

A especialista continua, dizendo que é preciso tirar proveito de todas as fases da vida, mantendo-se ativo, com uma vida social intensa, navegando pelas redes sociais, curtindo momentos de lazer, viajando e realizando outras atividades.

Flávia também concorda com esse pensamento. Ela acrescenta que a prática da meditação é excelente para preservar a memória e que o idoso não deve deixar de lado a sexualidade. “O contato e o afeto são muito importantes pra a saúde mental”, afirma. Por fim, ela indica a prática do altruísmo e que a pessoa cultive a espiritualidade, mantendo sempre a fé em algo.

 
 
 
 
 
Fonte: (Delas)

 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail