Minas Gerais não tem mar, mas o Estado tem várias escolas dedicadas ao ensino do mergulho. Não somente porque os mineiros adoram viajar para o litoral, mas também porque aqui estão vários rios e lagos deslumbrantes. Antes de aprender a mergulhar e se aventurar pela natureza aquática, veja um tira-dúvidas sobre a atividade:

Todas as pessoas podem mergulhar? Há alguma restrição?
Sim, qualquer pessoa com idade mínima de 10 anos pode tornar-se um mergulhador. Restrições no mergulho somente em caso de o candidato ao curso apresentar algum comprometimento grave relacionado a questões de saúde. Fora isto, não existe limite máximo de idade.

Quais são os benefícios do mergulho?

O mergulho é uma atividade relacionada ao bem-estar, desenvolvimento pessoal e autocontrole. Além de gerar uma conexão profunda das pessoas com a natureza, proporciona o início de novas amizades a partir do momento que a atividade tem como regra prioritária a prática em dupla. Quando nos aventuramos em conjunto na descoberta do fundo do mar, desenvolvemos novas habilidades e momentos de convivência harmoniosa e duradoura.

Quais são os melhores lugares do Brasil para mergulhar? Por quê?
No Brasil, temos excelentes pontos de mergulho em Cabo Frio e Arraial do Cabo, na região Sudeste. A partir do Nordeste temos Abrolhos, Recife e Noronha.

Quais são as habilidades mais importantes para a pessoa se tornar um bom mergulhador?
Vontade de descobrir novos mundos, disposição para enfrentar os próprios receios e autocontrole.

Quanto tempo leva para a pessoa aprender noções básicas de mergulho e se tornar um mergulhador?
Basta 1 semana, sendo 5 de aulas de piscina e um final de semana no mar e o mergulhador já pode receber uma credencial internacional e a partir daí descobrir porque no fundo a vida sempre vale a pena!

Po: Paula Loque, da Mar a Mar - Escola de Mergulho. Paula já fez cerca de 2.800 mergulhos

Fonte: (Hoje em Dia)