A dor de cabeça é um sintoma que pode estar relacionado a mais de 200 doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 95% da população apresentará, ao menos uma vez na vida, um episódio de cefaleia. Mais do que isso: 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam ao menos uma dor de cabeça ao mês. Porém, poucas pessoas sabem diferenciar os diferentes tipos do problema.

A cefaleia pode ser diferenciada de duas maneiras: primária e secundária. Na maioria dos casos, a primária é a que se manifesta sem se relacionar a nenhuma outra doença, e não há uma causa secundária para que a dor apareça, ela é a própria doença. 

Já a dor secundária é normalmente relacionada como um sintoma de alguma outra doença, como gripe, virose, AVC e, até mesmo, um tumor. Nesses casos, o médico analisa o exame mais adequado para auxiliar no diagnóstico por trás dessa dor.

 

Tipos  de cefaleia

Tensional:  é a mais comum na população. Causa uma dor leve a moderada, peso na cabeça e não apresenta sintomas como enjoo e vômito. Pode ser crônica ou episódica, dependendo da sua frequência.

Em salvas: apresenta crises temporárias até oito vezes ao dia, com dor intensa sempre em uma metade da cabeça e ao redor do olhos.

Enxaqueca: sem tratamento, dura de quatro a 72 horas e costuma ser muito incapacitante, causando dor de cabeça intensa e latejante, que atinge metade da cabeça e é acompanhada de sintomas como enjoo e aversão à luz e sons.

 

Gatilhos a serem evitados

Jejum, estresse e privação de sono. Adotar um estilo de vida saudável, com atividade física, sono regular e menos estresse também são medidas que ajudam a combater o problema. 

 

Fonte: Dr. Marcelo Calderaro, do Núcleo de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Samaritano

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)