INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

7 mentiras e verdades sobre o câncer

Durante muitos anos o câncer foi tratado como “aquela doença”. O temor da enfermidade era tão grande que muitas pessoas preferiam nem pronunciar o seu nome. No entanto, o aumento do número de casos no país mostrou que a falta de informação pode ser perigosa.

Segundo a radio oncologista Bruna Bonaccorsi, muitos pacientes chegam ao consultório assutados e cheios de dúvidas,  justamente, porque muito se fala por aí, mas nem tudo é verdade. “É comum relacionarem erroneamente a enfermidade ao fim da vida e isso impacta diretamente na aceitação da doença e nos resultados do tratamento”, afirma.

Resultado de imagem para cancer

A médica lembra que é preciso lembrar que a palavra câncer é responsável por denominar diversas doenças distintas, cada uma delas com suas peculiaridades, sendo que todas têm em comum o crescimento desordenado das células.

Para entender o que pode ser considerado mito ou verdade em relação a essa enfermidade, Bruna explica alguns pontos:

1 - O câncer é contagioso
Mito. A doença não pode ser transmitida entre indivíduos. Existem alguns tipos da patologia que são causados por vírus, mas apenas uma minoria dos infectados pelo vírus irão evoluir para o câncer.

2 - Todo tumor é câncer
Mito. O tumor se caracteriza pelo aumento do volume em uma parte do corpo que ocorre devido ao crescimento do número de células, denominado como neoplasia, e pode ser benigno ou maligno. Os tumores benignos possuem limites e localização específica, já os malignos, estes sim denominados câncer, surgem a partir do crescimento desordenado das células e possuem potencial de invadir outras partes do corpo.

3 - Tabagismo contribui para todo tipo de câncer
Verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte que pode ser evitada. Engana-se, porém, quem pensa que causa apenas câncer de pulmão, ele também aumenta o risco de diversos tipos de câncer da região da cabeça e pescoço, além de ser um dos principais fatores de risco de tumores na bexiga e levar a doença a outras partes do corpo. “Lembrando que mesmo aqueles que não possuem o vício, precisam estar atentos para não se tornarem fumantes passivos e, conseqüentemente, terem mais chances de ter a doença”, ressalta.

4 - Todo câncer é fatal
Mito. Receber a notícia de que se tem câncer é desesperador e muitos, associam a doença a ideia da morte. Porém, não deve ser assim. Vários tipos de câncer possuem cura, em especial, se for diagnosticado em estágio inicial. Apenas o profissional que está acompanhando o caso pode avaliar riscos e chances de cura.

5 - Câncer não tem idade
Verdade. O câncer pode aparecer em crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Por se tratar de uma doença ligada a fatores cumulativos, as estatísticas mostram maior incidência em pessoas com mais de 40 anos, mas ocorrem milhares de casos durante a infância e juventude”, pontua a radio-oncologista.

6 - O câncer de pele é o mais comum
Verdade. Atualmente, o câncer de pele é o tipo da doença mais comum no país e, só em 2016, atingiu 175 mil pessoas, segundo dados do Inca. Por isso, anualmente, no mês em que começa o verão, ocorre a campanha do Dezembro Laranja para alertar sobre a necessidade da prevenção e de se ter cuidados com o maior órgão do corpo. O fato de o Brasil ser um país tropical faz com que a incidência de raios UV seja intensa o ano todo, por isso, é preciso estar sempre atento aos cuidados com a saúde da pele.

7 - Pintas e sinais na pele podem virar câncer
Verdade. Normalmente, o câncer de pele apresenta formas de manchas rosadas, pintas pretas/ castanhas ou feridas. Elas podem surgir em diversas regiões do corpo, porém, locais mais expostos ao sol, como orelhas, pescoço, face, couro cabeludo, ombros e costas, têm incidência mais frequente. Caso apresente coceira, mudança da coloração da pele, bordas irregulares, aumento de tamanho ou sangramento é preciso procurar um especialista.

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail