INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DERMATOLOGIA

Manchas de pele pós-verão

Depois de aproveitar o verão embaixo de muito sol, com direito a tardes inteiras na praia ou na piscina e pouquíssimos cuidados, o que sobrou foram as manchas na pele? Se esse foi o resultado da sua temporada de verão, saiba que existem tratamentos capazes de recuperar a pele das agressões sofridas durante o período de exposição intensa ao sol.

De acordo com a fisioterapeuta e membro da equipe da Clínica de Estética Dr. Alan Landecker, Maira Ramalho, as manchas aparecem devido as irradiações ultravioletas que podem alterar a produção de melanina com mais intensidade, afetando diretamente a uniformidade da cor da pele, em função da proteção solar inadequada.

"Entretanto, existem diversas tecnologias no mercado para eliminá-las. É preciso avaliar o tipo da mancha, a profundidade e causa do seu aparecimento para indicar um tratamento mais eficaz, em conformidade com as características de cada paciente", explica a especialista. Ou seja, as marcas do verão não precisam estar presentes para sempre em sua pele.

Ainda segundo a fisioterapeuta, os tratamentos mais utilizados para combater as manchas decorrentes da exposição excessiva ao sol são:

Peelings químicos - seste procedimento são utilizados ácidos que variam em tipo, porcentagem e pH. Sua ação promove a destruição controlada de porções da epiderme ou derme, com rápida regeneração dos tecidos. Também podem ser usados em cremes em casa, com menor concentração de ácido. Os peelings químicos são indicados nos casos de manchas superficiais, mas os ácidos retinóicos são contra-indicados para melasma (manchas acastanhadas que aparecem por causa de fatores hormonais, exposição solar, tendência genética e características raciais), porque podem agravar o problema por serem fotossensíveis.

"Os resultados variam de pele para pele e já podem ser percebidos na primeira aplicação. São recomendadas três sessões, com intervalo de 20 a 30 dias, desde que não sejam usados ácidos que causem efeito muito profundo", comenta Maira Ramalho.

IFrame

Peelings mecânicos - são leves ou profundas abrasões na epiderme, com a finalidade de retirar a camada superficial, por meio de cristais de óxido de alumínio ou de ponteiras diamantadas ligadas a um aparelho que gera sucção na pele. Podem ser utilizados em manchas superficiais de peles mais claras e devem ser evitados em fototipos elevados - peles morenas e negras -, pois podem gerar aumento de manchas, que aparecem pelo efeito inflamatório pós-peeling. Não deve ser utilizado em peles muito finas, já com uso de outros peelings.

De acordo com a profissional os resultados podem ser vistos desde a primeira sessão e os efeitos são mais visíveis quando combinados com ácidos ou vitamina C. São recomendadas, no mínimo, três sessões, com intervalo de 15 a 30 dias entre elas, dependendo da combinação do peeling com outro procedimento ou com uso de dermocosméticos.

Peelings a laser (físicos) - feita por meio de emissão de luz de acordo com o tipo e profundidade da mancha, com o objetivo de retirar as camadas da pele com efeito ablativo (descamação para renovar as células) e também desacelerar a produção de melanina. Deve ser utilizado em manchas mais profundas, aplicado mensalmente ou com intervalo de seis meses entre as sessões, conforme o laser utilizado. O tratamento também pode ser realizado em melasma.

A fisioterapeuta ensina que o resultado pode ser visto a partir da primeira sessão, após ocorrer a descamação ou a implosão da melanina no interior das células. "O excesso de uso pode fragilizar a pele e causar manchas. Por isso, o procedimento deve ser realizado por um médico", afirma Maira .

Cuidados após o tratamento

Os tratamentos químicos ou a laser são contraindicados às gestantes. Para as futuras mães, recomenda-se apenas um leve peeling mecânico. "Já as pessoas de fototipo mais alto devem ter atenção redobrada com o tipo de ácido ou laser, porque elas já possuem maior acúmulo de melanina e a reação inflamatória da recuperação pode pigmentar a pele um pouco mais, ocasionando outras manchas".

A fisioterapeuta ainda ressalta que na maioria dos peelings o paciente deve evitar sol e, mesmo sem exposição, fazer uso de um filtro solar com FPS 30 ou maior, de acordo com seu tipo de pele, que deve ser reaplicado a cada três horas. "Se a pele ficar muito inflamada ou ressecada pode ser utilizado um hidratante específico, para evitar a sensação de ardor e repuxamento. Nos casos de um tratamento mais profundo, o procedimento deve ser realizado por um médico dermatologista", explica.

Para evitar as manchas no próximo verão, use o filtro solar corretamente e evite os cosméticos que sensibilizem a pele. "Os horários em que o sol é menos prejudicial é das 7 às 10 horas e após as 16 horas. Além disso, uma boa alimentação e comprimidos orais que protegem a pele ajudam a evitar as manchas", recomenda a fisioterapeuta.

 

 

Por: Paula Perdiz

Fonte: (Via Mulher)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail