INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DERMATOLOGIA

Primavera à vista: saiba como cuidar da pele na próxima estação
Pele requer atenção durante a primavera. Saiba como mantê-la saudável

Pele requer atenção durante a primavera. Saiba como mantê-la saudável

Freepik

A primavera começa no próximo sábado (22) e, com ela, traz o risco de processos alérgicos ligados à dispersão de pólens das flores e plantas. Para não sentir nenhum efeito negativo na pele, é importante ter alguns cuidados durante a estação.

Segundo a dermatologista dra. Simone Neri, a manutenção da saúde do órgão começa pela higiene.

"A higiene diária da pele é muito importante para remover poluentes e substâncias potencialmente infectantes que possam se acumular. Mas o banho deve ser morno, rápido e, de preferência, apenas uma vez ao dia, pois, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, banho demais faz mal à saúde por desequilibrar a flora bacteriana que faz parte da proteção natural da pele. Para o rosto, a higiene também é muito importante, sendo recomendada a limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, como poluentes e poeira."

Dra. Simone explica que o acúmulo de sujeira no rosto leva à oclusão dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. Ela ainda ressalta que o ideal é que cada um use um sabonete adequado ao seu tipo de pele e, de preferência, líquido.

A segunda etapa de cuidados com a o órgão na primavera é a hidratação. "Uma boa hidratação diária auxilia a manutenção do viço e da beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções", diz a especialista.

Ela ressalta, no entanto, a importância de consultar um dermatologista para descobrir o produto adequado para cada tipo de pele. "Tanto a pele do corpo quanto a do rosto necessitam de hidratações específicas para cada área. Enquanto as peles secas pedem uma maior emoliência, as oleosas podem contar com a ajuda dos produtos oil-free, à base de água, que hidratam sem engordurar", completa.

A dermatologista destaca a proteção, que deve ser prioridade em qualquer época do ano, como a última etapa para manter a saúde da pele. "A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como  o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. Os foto protetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer de pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar".

 

Enquanto a primavera não chega...

A dermatologista dra. Fernanda Pereira, parceira da Philips Beauty, dá dicas de como cuidar da pele até lá. Confira:

Tome banhos rápidos
Para diminuir o ressecamento da pele é necessário banhos rápidos, não muito quentes, evitar o uso de buchas e diminuir do uso de sabonetes, uma vez que o produto tira a camada a gordura da pele, que protege do frio.

Encontre o hidratante perfeito para você
Consulte um dermatologista para entender qual o hidratante mais adequado para o seu tipo de pele. A pele do rosto, por exemplo, tende a ser mais oleosa e precisa de produtos oil-free, já a pele das pernas e da região da virilha, pode receber loções e sérum leves (calmantes), uma vez que esta região, após a depilação, apresenta uma pele/camada mais sensível.

Mantenha o uso do hidratante
Não deixe de usar o hidratante mesmo nas baixas temperaturas. Aplique-o diariamente após o banho e com a pele úmida, pois isto facilita penetração do produto na pele.

Use o protetor solar sempre
Mesmo a incidência do sol sendo menor durante o inverno, é importante manter a fotoproteção de sua pele. Não são apenas os raios solares que causam manchas na pele, como a luz artificial (lâmpadas fluorescentes e luz do computador) também.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meu Estilo)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail