INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DERMATOLOGIA

Pele seca com acne: o que fazer? Por que acontece?

Espinhas no rosto são muito comuns na adolescência, quando um turbilhão de hormônios aumenta a oleosidade da pele e predispõe o aparecimento da acne. Mas pessoas com pele seca também podem ter as pústulas amareladas. Descubra a seguir por que isso acontece.

Pele seca com espinhas no rosto: causas 

As espinhas costumam se formar em decorrência da secreção exagerada de sebo pelas glândulas da pele, fazendo com que seu rosto se torne o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias que causam inflamação dos folículos. Sem o excesso de óleo, quem tem pele seca deve culpar outros fatores pelo aparecimento de acnes.


Usar muito hidratante pode entupir os poros.

Usar muito hidratante

A dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que um dos mais comuns desencadeadores da acne em pessoas com pele seca é o uso excessivo de cremes hidratantes. “Quando o hidratante não é do tipo adequado para a pele seca, a pessoa acaba passando quantidades muito grandes, o que faz com que os poros fiquem entupidos”, conta.

O problema pode acontecer também com outros cosméticos caso eles não sejam escolhidos conforme o tipo de pele, como o protetor solar. 

Alterações hormonais 

Os hormônios sexuais estrogênio e progesterona estão intimamente relacionados com o aparecimento de espinhas e cravos, principalmente no queixo e na parte inferior do rosto. “É muito comum em mulheres com ovário policístico, mas também pode acontecer em outros casos, como durante a gravidez ou quando você para de tomar pílula depois de muito tempo usando o anticoncepcional”, explica a dermatologista.

Medicamentos e suplementos para exercício 

As vitaminas do complexo B têm funções essenciais no corpo humano, como a formação das células e o combate aos radicais livres. Mas, em excesso, elas estimulam as glândulas sebáceas a produzirem oleosidade, entupindo os poros e causando espinhas. Antes de tomar vitaminas, faça um exame de sangue com acompanhamento médico e verifique a real necessidade da suplementação.

Alimentação 

Apesar da fama de ser a principal causadora de espinhas, não há comprovação científica de que a má alimentação, repleta de açúcar e gordura, cause acne. No entanto, um recente estudo publicado no periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics mostrou que pode haver uma relação entre alimentos com alto índice glicêmico e laticínios e o aparecimento de espinhas.


Não tente remover espinhas sozinho.

Os alimentos com alto índice glicêmico causam picos de glicose na corrente sanguínea. São, principalmente, as massas e doces com açúcar branco. Já os laticínios são os derivados do leite, como queijo e manteiga.

Como tratar pele seca com acne 

O ideal é consultar um dermatologista, que te ajudará a identificar e afastar a causa da acne. Se for o uso errado de hidratantes, por exemplo, o médico poderá trocar o produto e melhor orientar a aplicação e se for alguma alteração no sistema reprodutivo, ele possivelmente te encaminhará para um ginecologista.

Afastada a causa das espinhas, poderão ser indicados tratamentos para amenizá-las. Como se trata de um problema localizado de oleosidade, o mais provável é que o cuidado seja também local, com limpeza de pele e loções secativas, por exemplo. Outra opção é fazer um peeling, que renova a camada celular e traz benefícios até mesmo para a pele seca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Bolsa de Mulher)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail