INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide, sugere estudo
Autores do estudo, porém, defendem que mais pesquisas sobre o tema sejam feitas

Autores do estudo, porém, defendem que mais pesquisas sobre o tema sejam feitas

FREEPIK

Um estudo conduzido por pesquisadores italianos associa o consumo de pizza à diminuição dos sintomas da artrite reumatoide, uma doença autoimune que causa dores severas nas articulações.

Em um artigo publicado na revista científica Nutrients, os autores analisaram como a pizza e seus ingredientes podem afetar a gravidade da artrite reumatoide. Eles acompanharam 365 pessoas na Itália, onde a pizza é um prato extremamente popular.

O grupo de pesquisadores usou métricas especiais para entender o papel até mesmo dos ingredientes que compõem a pizza, como a farinha de trigo, o queijo e o azeite de oliva.

Eles descobriram que as pessoas que comiam metade de uma pizza ou mais a cada semana tiveram uma melhora significativa na gravidade da artrite reumatoide — cerca de 70% a 80% menos dor e problemas nas articulações.

Especificamente, o queijo muçarela e o azeite de oliva mostraram ser especialmente úteis para pessoas com artrite mais grave.

o entanto, eles disseram que mais pesquisas são necessárias para ter certeza de que a pizza e esses alimentos realmente podem ajudar a controlar a doença.

"A pizza é uma candidata natural quando se procura uma comida facilmente acessível, saborosa e econômica em todo o mundo. As particularidades do consumo de pizza na Itália favorecem ainda mais os pacientes com AR [artrite reumatoide], por duas razões adicionais: primeiro, na Itália a pizza é geralmente considerada como uma refeição única e independente, e normalmente não são servidas variantes de tamanho pequeno, médio ou grande da pizza. Os pacientes com AR podem comprar uma pizza e, dessa forma, resolver facilmente questões de preparo de almoço ou jantar; segundo, apesar de seus ingredientes de alta qualidade, 96% das pizzas para viagem ou de restaurantes italianos custam atualmente entre 5 e 10 euros; comer uma pizza uma vez por semana é, portanto, amplamente acessível, especialmente quando comparada a outros alimentos, como peixes oleosos, nozes e sementes ou suplementos alimentares, como ácidos graxos ômega-3, que são normalmente sugeridos para integrar a dieta de pacientes com AR", justificaram os autores.

Os pesquisadores salientam, porém, que o estudo tem limitações, uma vez que não pôde estabelecer relação de causa e efeito. Também foi baseado em dados dietéticos autorrelatados, que podem estar sujeitos a um viés de memória.

O trabalho se limitou à Itália, e os resultados podem não ser extrapolados para outras populações, além de não ter sido investigado os mecanismos potenciais subjacentes às associações observadas nem os efeitos de outros fatores dietéticos que podem influenciar a atividade da artrite reumatoide.

O que é a artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica que afeta principalmente as articulações do corpo.

Ela acontece quando o sistema de defesa do corpo começa a atacar as próprias articulações, causando inflamação e danos. Isso pode fazer com que as articulações nas mãos e pulsos, por exemplo, fiquem inchadas e doloridas de maneira parecida dos dois lados do corpo.

Essa inflamação contínua pode levar à destruição das articulações ao longo do tempo, causando problemas também em outras partes do corpo.

O diagnóstico da artrite reumatoide é feito por médicos usando diferentes informações, como os sintomas que a pessoa está sentindo, exames de sangue e imagens das articulações.

O tratamento envolve o uso de medicamentos que ajudam a controlar a inflamação e os sintomas, além de exercícios físicos e, em alguns casos, cirurgia para reparar as articulações danificadas.

O objetivo do tratamento é reduzir a dor, a inflamação e prevenir mais danos nas articulações.

É importante que as pessoas com artrite reumatoide recebam cuidados médicos regulares para controlar a doença e melhorar sua qualidade de vida.

 

Fonte: (R7)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail