Amado por muitos e odiado por outros tantos, o ar-condicionado tem se tornado cada vez mais frequente na vida do brasileiro, principalmente nesta época de tempo extremamente seco e calor intenso. Nas empresas, o equipamento é constantemente alvo de conflitos. Porém, dá para fazer bom uso do ar-condicionado e evitar que ele torne-se o vilão. 

Confira abaixo três cuidados importantes que devem ser adotados para que o ar-condicionado dure mais e não prejudique a sua saúde.

  • Nada de brigas pela temperatura! O ideal é que o ar-condicionado seja ajustado poucas vezes ao longo do dia, para evitar choques térmicos. Alguns especialistas recomendam que a temperatura seja mantida nos 23ºC;
     
  • Para evitar o surgimento de goteiras, gastos extras na conta de luz, mau cheiro e baixa eficiência na climatização, o ideal é que o ar-condicionado tenha manutenção preventiva a cada um ou dois meses (dependendo da indicação de cada aparelho). Esse processo ajudará na limpeza do filtro (que retém a poeira) e aumentará sua durabilidade;
     
  • Verifique se o ambiente tem ventilação adequada para trazer ar fresco. Isso ajuda a reduzir os agentes contaminantes que naturalmente podem se acumular. Para ajudar, desligue o sistema durante os períodos mais frescos ou à noite, abrindo as janelas e deixando o ar circular.

*Dicas do engenheiro da Engemon, Cesar Shiraiwa

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)