INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

16 mitos sobre 'Mundo Fitness' e Saúde que devemos parar de acreditar

Hoje em dia informação é o que não falta sobre o mundo fitness. São diversas dicas de dietas, planos de treinamento e opiniões divulgadas. E por mais que ter muito conteúdo seja importante, um ponto negativo disso tudo é que podemos acabar ficando um pouco perdidos na hora de identificar o que deve ou não ser levado a sério e o que é mito ou verdade.

Surpresa com a balança

Por isso, para tentar esclarecer, vamos mostrar 16 mitos do mundo fitness em que devemos parar de acreditar abaixo:

1. Pessoas magras são saudáveis; pessoas mais gordas não

É mentira. Não dá para descobrir se uma pessoa é saudável apenas observando a sua aparência. É possível que uma pessoa considerada magra seja completamente sedentária e tenha uma dieta fraca e que alguém classificado como sobrepeso pelo Índice de Massa Corporal (IMC) pratique exercícios físicos e faça uma alimentação saudável.

Uma das explicações dadas por pesquisadores para isso é que o IMC não faz a distinção entre gordura e músculos, o que pode fazer com que pessoas com a musculatura definida possam ser encaixadas no sobrepeso (índice entre 25 e 29,9) mesmo que os seus níveis de gordura não sejam tão altos assim.

2. Você precisa tomar oito copos de água por dia

Sim, beber água ao longo do dia é extremamente importante para o organismo e trocar bebidas como refrigerantes e sucos industrializados por ela te tornará uma pessoa mais saudável. Entretanto, como a hidratação de cada pessoa é diferente, não é possível precisar com exatidão a quantidade de copos de água que todo mundo precisa tomar diariamente.

Algo que indica se uma pessoa precisa beber mais água é a cor da urina: quanto mais escura ela for, mais desidratada a pessoa está.

3. Tudo que é natural é bom e todas as substâncias químicas são ruins

Não dá para generalizar. O cianeto, veneno que destroi as células do sangue, causa parada respiratória e danifica o sistema nervoso central, é encontrado na natureza e a água (H2O) é um composto químico.

Por isso, se você quer se alimentar de maneira saudável não dê tanta atenção às expressões da moda e mantenha as coisas simples, incluindo na dieta muitas frutas e vegetais – de preferência livre de pesticidas – e evitando os produtos industrializados, para obter mais nutrientes a cada caloria.

4. Você tem que tomar café da manhã de qualquer jeito

O café da manhã é uma importante refeição que irá te manter saciado durante as primeiras horas do dia e te ajudará a evitar que você caia na tentação de beliscar lanchinhos calóricos ou que coma mais que o necessário antes do almoço. Porém, se você não sente tanta fome pela manhã, forçar o seu organismo a comer não é aconselhável.

O que você pode fazer é começar comendo uma fruta ou tomando um suco natural, e quando conseguir se acostumar a comer mais de manhã, montar uma refeição maior, combinando proteínas, fibras, fontes saudáveis de gordura e um pouco de carboidratos.

5. Você não pode trabalhar áreas específicas do corpo para emagrecer ou eliminar gordura

Fazer exercícios que trabalhem determinadas partes do corpo como a barriga ou as pernas fortalecerá os músculos dessas áreas, mas não fará com que você elimine gordura especificamente naquele local. Isso acontece porque o músculo não se transforma em gordura, mas sim cresce e se desenvolve debaixo da gordura que você já tem nessa região do corpo.

Assim, se o seu desejo com a malhação é perder alguma gordura localizada, você terá que reduzir o seu percentual de gordura através de uma série completa de treinamento e uma dieta adequada.

6. Grávidas não podem malhar

Pelo contrário. É saudável e recomendado que as grávidas pratiquem atividades físicas durante a gestação, desde que o treinamento não seja mais intenso do que o que elas estavam acostumadasa fazer antes de engravidarem.

7. Tomar suplementos e vitaminas te deixará mais saudável

O nosso organismo precisa de vitaminas, mas é possível obter a quantidade necessária delas através de uma dieta equilibrada e balanceada sem a necessidade de tomar suplementos.

8. Horas de exercício aeróbico é a melhor forma de perder peso

O fisiologista de exercícios Greg Justice explica que um treinamento de resistência (exercícios de levantamento de peso, em sessões intensas e rápidas) é mais eficiente para queimar gordura do que horas de atividades aeróbicas como correr ou andar na bicicleta ergométrica, por exemplo.

Greg também falou que com um exercício aeróbico o metabolismo volta ao seu estado normal em poucas horas, o que significa que a capacidade de queimar calorias será a mesma que a usual depois de pouco tempo. Já com o treino de resistência, essa capacidade será maior de 24 a 36 horas, após o término da malhação.

9. Mulheres que levantam peso não ficam fortonas

A mulher que faz musculação não ficará super musculosa a não ser que ela queira obter essa aparência. Isso porque para alcançar tal efeito é necessário treinar durante muito tempo, a um nível de elite, com pesos muito pesados e ter uma dieta específica. Além disso, as mulheres iniciantes não possuem o nível de testosterona no organismo suficiente para desenvolver aquele físico fortão que as pessoas costumam associar a quem levanta peso.

Você viu no tópico anterior que o levantamento de peso também é uma forma mais eficaz de queimar gordura, mas saiba que ele também ajuda a melhorar a força e faz bem para a saúde do coração.

10. Grávidas comem por dois

Você já deve ter ouvido alguém dizer que grávida come por dois, por ela e pelo filho, mas isso não é verdade. A recomendação dos médicos é que a mulher coma apenas em torno de 300 calorias do que está habituada a mais quando está gestante.

Quando você estiver grávida, o indicado é conversar com o médico para saber exatamente qual a dieta apropriada para a sua saúde e de seu bebê.

11. Vitamina C cura resfriado

Por mais que comer alimentos ricos em vitamina C antes de ficar resfriado possam diminuir a duração da doença, depois que você já a contraiu tomar vitamina C não adiantará de nada para curar o problema.

12. As dietas detox purificam o organismo contra as toxinas

Na verdade o trabalho de purificação contra as toxinas presentes no organismo é feito pelo fígado e pelos rins e de acordo com o médico John Buse, chefe da divisão de endocrinologia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos, “há pouquíssima evidência de que essa dieta traga algum benefício”.

Outro médico, Eric Ravussin, diretor executivo associado de um instituto de pesquisa americano, o Pennington Biomedical Research Center, disse que afirmar que as dietas detox desintoxicam o corpo das toxinas “é puro marketing”.

13. Malhar faz emagrecer

Se a malhação não for acompanhada de mudanças na dieta, a pessoa provavelmente não terá nenhuma mudança significativa no peso. Isso quer dizer que não tem mágica. Quer emagrecer? Então basta seguir a receita exercício + alimentação saudável.

14. Antibióticos curam gripes e resfriados

O motivo pelo qual isso não é verdade é que as gripes e resfriados são causados por vírus e os antibióticos agem em doenças causadas por bactérias. O médico só te receitará um antibiótico caso a gripe ou o resfriado tenha evoluído para uma infecção bacterial, como pneumonia, por exemplo.

15. Produtos com baixo teor de gordura são melhores

O problema com os produtos com baixo teor de gordura é que alguns deles contêm adição de açúcar ou carboidratos na composição, para melhorar o sabor.

16. Você não pode engravidar se estiver menstruada

É difícil mas pode acontecer. O esperma pode permanecer no organismo da mulher por até sete dias e ela pode ovular poucos dias depois que o ciclo menstrual terminar.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite

 

 

 

 

Fonte: (Mundo Boa Forma)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail